Desde que a Apple anunciou os animojis em setembro, as máscaras digitais animadas serviram basicamente para donos de iPhone X gravarem vídeos de karaokê. Mas com a próxima atualização do sistema operacional móvel da Apple, o iOS 11.3, os animojis receberão novas opções, como um crânio que possibilitará que você, dono de iPhone X, possa fazer cosplay de um cadáver. Além disso, a Apple, finalmente, deu um posicionamento mais concreto sobre a função do iOS que deixa telefones mais lentos quando a bateria está deteriorada.

Apple vai permitir que usuários desliguem função que torna iPhones antigos mais lentos
Apple trocará bateria pelo preço reduzido mesmo se ela estiver saudável

Começando pelos animojis, a empresa anunciou nesta quarta-feira (24) quatro novas faces: leão, urso, dragão e crânio. Embora os três primeiros adicionem algum tipo de “ferocidade”, pois você poderá “mastigar” seus colegas, o recurso que chamou bastante nossa atenção foi o último.

As vantagens de se transformar em um esqueleto com os animojis são muitas: caveiras não sentem fome, cansaço ou dor; nunca vão à escola, e o visual delas é bem louco. Infelizmente, a Apple não deu nenhuma indicação de que os animojis estarão disponíveis em outros dispositivos. Enquanto isso, já que o recurso não chega para outros modelos, você pode pintar seu rosto e esperar as coisas melhorarem.

E a bateria?

Sobre a questão da bateria, a Apple parece que deve cumprir logo a promessa de Tim Cook, CEO da empresa. Em entrevista recente, o executivo disse que os usuários poderão desligar a funcionalidade que torna iPhones com bateria antiga mais lentos. Segundo a Apple:

Usuários poderão verificar se o recurso de gerenciamento de energia, que dinamicamente administra o desempenho máximo do telefone para prevenir desligamentos inesperados, primeiramente introduzido no iOS 10.2.1, está ligado. Esse recurso vai ser encontrado em Ajustes > Bateria e estará disponível para iPhone 6, iPhone 6 Plus, iPhone SE, iPhone 6s, iPhone 6s Plus, iPhone 7 e iPhone 7 Plus.

Esses recursos estarão disponíveis numa versão beta do iOS 11.3.

Portanto, nada de desligar o recurso que reduz a velocidade do iPhone, por ora. No entanto, a empresa pode mudar de opinião. Só ao lançar oficialmente o iOS 11.3 é que deveremos saber, de fato.

Alguns veículos chegaram a comentar que, nesta nova versão, também seria possível ver detalhes da saúde da bateria. Porém, o fato é que isso já está disponível desde a versão 10.2.1. Para saber se sua bateria precisa ser trocada, vá ao menu Ajustes > Bateria. Caso seja necessário trocar, o sistema mostrará a mensagem: “a bateria do seu iPhone precisa de reparo”.

Dentre os outros recursos que devem ser disponibilizados no iOS 11.3, a Apple cita que o aplicativo Saúde poderá reunir informações detalhadas de saúde, como resultados de exames e até remédios ingeridos. A plataforma de realidade aumentada, AR Kit, será atualizada para ficar mais precisa ao colocar objetos virtuais em superfícies verticais, como paredes e portas. E, por fim, o app Mensagens poderá ser usado por empresas para se comunicarem com os clientes — algo parecido com o oferecido pelo WhatsApp Business.

O iOS 11.3 está previsto para ser lançado durante a primavera no hemisfério norte, portanto, entre março e junho.

(Colaborou Guilherme Tagiaroli)

Imagens todas da Apple