Todas as novidades do Android 4.4 KitKat

O Google anunciou ontem o Android 4.4 KitKat – quer dizer, detalhou as novidades da nova versão da sua plataforma móvel – junto com o Nexus 5. Eis tudo o que você precisa saber sobre a nova versão do Android.

O KitKat acompanha uma busca mais inteligente e simples para o Android, afirma o blog oficial do Google, e, mais importante do que isso, deve ter compatibilidade com dispositivos mais antigos (o que não inclui o Galaxy Nexus, já que 18 meses é tempo demais para o Google). Isso significa que mais gente poderá ter acesso às novidades do que em outras atualizações do Android. E algumas dessas novidades do KitKat incluem:

Desempenho e uso de memória melhorados

Muitas das principais alterações do KitKat estão por baixo dos panos. O desempenho geral deve melhorar, especialmente em relação à RAM. O site de desenvolvedores do Android diz que o “KitKat agiliza todos os componentes principais para reduzir o consumo de memória”, então mesmo smartphones antigos rodando o Android 4.4 poderão ficar mais rápidos e responsivos – mesmo com 512MB de RAM. A multitarefa deve funcionar melhor e você poderá trocar de aplicativos sem seu smartphone travar.

Google Now fica mais simples e mais potente

original (6)

O Google Now ganhou muito mais destaque no KitKat, com acesso rápido, mais cards, e mais recursos sem precisar usar as mãos. Não é demais poder acordar seu smartphone, iniciar uma busca e tirar uma foto dizendo apenas “OK Google Now”? É como o Google Glass, mas no seu smartphone.

O Google Now também vai ganhar espaço na sua homescreen, se você quiser (e você pode deslizar da esquerda para a direita para encontrá-lo), e o Google vai adicionar mais cards para tornar seu smartphone mais inteligente, suferindo automaticamente coisas com base nos seus interesses, localização, e mais.

Um novo discador com busca universal e integrada

original (7)

O Discador é um dos apps mais antigos e tradicionais no seu smartphone, e no KitKat ele ganhou uma grande atualização. Agora você consegue encontrar o número de uma pessoa ou lugar diretamente do discador – através de uma busca feita não apenas nos seus contatos, mas também nos apps do Google e lugares próximos. Funciona na direção posta, também; seu discador pode buscar de onde vem a chamada a partir de listas do Google Maps mesmo que você receba uma ligação de alguém que não está nos seus contatos. É bem útil.

A busca integrada roda em tudo dentro do KitKat, então você poderá buscar uma receita ou restaurante e o Google o levará direto para o app indicado. E se você gosta de busca por voz, os resultados serão mais rápidos no KitKat – torcemos para que sejam bastante melhorados usando o idioma português também.

Suporte a SMS, compartilhamento de localização e GIFs animados no Hangouts

ku-xlarge (3)

O Google anunciou nesta semana que o Hangouts vai virar o app principal de mensagens – seja mensagens de texto, videochamadas ou instantâneas. Se você odeia ter suas conversas espalhadas em vários apps diferentes, com o KitKat você precisará apenas do Hangouts, que substitui o antigo app de Mensagens.

O recurso de compartilhamento de localização pode ser bem conveniente quando você vai se encontrar com um amigo e quer avisar exatamente onde está.

Por fim, se você gosta de inserir emojis nas mensagens, muitos novos estão presentes no teclado do Google.

Melhorias em NFC, Cloud Printing e Gerenciamento de Arquivos

ku-xlarge (4)

O KitKat também inclui melhorias que desenvolvedores de apps poderão se aproveitar para aperfeiçoar seus apps. Em relação ao NFC, ele poderá automaticamente levá-lo ao app certo quando você encostar seu dispositivo em um terminal de pagamento. Fabricantes de impressoras podem desenvolver servidos de impressão para enviar arquivos do Android para a sua impressora. E o novo framework de acesso ao armazenamento oferece uma forma consistente de acessar arquivos armazenados em outros serviços em outros apps (como, por exemplo, abrir ou salvar arquivos no Box ou Dropbox quando você estiver no navegador).

E muito, muito mais

O KitKat também inclui um “Modo Imersivo” em tela cheia para seus apps, atualização nos apps de Downloads e Email, fotografia HDR+ (apenas em alguns aparelhos, como o Nexus 5), infravermelho para controlar remotamente TVs, menos consumo de bateria ao tocar áudio, e muito mais. A página oficial do KitKat do Google detalha as novidades. [Blog oficial do Google]