Sim! O iPhone OS 4.0 Beta 4 já está disponível para download – para quem é desenvolvedor registrado no iPhone Dev Center – e nós estamos explorando tudo para descobrir o que há de novo, para que você não precise por em risco seu iPhone. Aqui está o que descobrimos até agora.

Nós cobrimos as novidades dos outros betas também: do Beta 1 (com vídeo!), Beta 2 e Beta 3.

A tela inicial padrão está diferente. Agora alguns dos aplicativos – relógio, calculadora, bússola e gravador – já ficam em uma pasta, chamada "Utilitários". Deve ser uma forma de mostrar para todo usuário que agora é possível criar pastas na tela inicial.

Ah, e falando em telas iniciais, agora finalmente os papeis de parede estão mais decentes, com opções padrão que serviriam como bons papéis de parede – diferente dos antigos wallpapers, que tiravam a atenção dos ícones.

Fora esses novos papéis de parede e a opção de desligar a função de enviar mensagens para múltiplos destinatários, parece não haver grandes diferenças nas configurações deste beta… exceto o tethering! Agora será possível usar o iPhone como modem 3G nos EUA (no Brasil isso já é possível).

Há uma mudança bem pequena no app de Fotos: agora você finalmente pode ver suas fotos na horizontal – a menos que você tenha ligado a trava de orientação. [Obrigado, Habib, por nos avisar sobre isto!]

Também há várias mudanças não-cosméticas e bem-vindas desde o último beta: agora não há mais uma pausa estranha em silêncio quando você atende uma ligação, e o app de Mapas parece mais rápido e mais preciso do que nunca. Na verdade, praticamente todos os apps parecem estar mais rápidos e mais ágeis.

Estas são as mudanças desde o iPhone OS Beta 3 que descobrimos até agora. Quem é desenvolvedor registrado no iPhone Dev Center pode baixar aqui o Beta 4. Você descobriu mais alguma coisa?