A Apple acaba de lançar a última versão do OS X Yosemite, incluindo um iTunes novo em folha. Só que tem um anti-clímax aqui. A versão 12.0 é bem parecida com a versão 11.3, provavelmente a que você tem no seu Mac agora. Mas algumas diferenças são bastante nítidas. Veja a lista abaixo.

A primeira coisa que você percebe, claro, é o novo ícone vermelhão. Ou seria rosa?

itunes1

O novo iTunes é super simples, até um pouco mais econômico em termos de espaço na tela. A barra de navegação no topo foi enxugada. Agora, o display central vai até a borda do topo, e os gradientes combinam com o resto do Yosemite. A barra lateral esquerda (ou o menu dropdown que costumava estar na barra esquerda, dependendo das suas configurações) foi substituída por uma linha de pequenos ícones para música, filmes, programas de TV, audiobooks e apps, além de um daqueles menus dropdown para todo o resto.

itunes2

Por outro lado, você não muda mais entre músicas, álbuns, artistas, etc, no topo. Isso tudo ficou num menuzinho dropdown na direita. Sai um menu assim, entra outro. Seja como for, ficou bonitinho. Veja o iTunes antigo:

itunes3

E agora, o novo:

itunes4

Outra olhada:

itunes5

Mudou muito? Não, não mudou. É uma atualização que torna a navegação um pouquinho mais fácil? Sim, é por aí. Não ficou satisfeito só com essas imagens? Bom, para sua sorte, eu estou a fim de tirar screenshots hoje.

Dê mais uma olhada nesse menu de checkbox para escolher que ícones você quer ver:

qhn6fmzdfwm8ftculxlz

E a nova tela de apps, quase idêntica à antiga:

itunes6

E a nova iTunes Store, também bastante parecida com a antiga:

itunes7

Vale a pena dizer que o iTunes continua explorando novas maneiras de fazer você comprar coisas na loja deles. Um botão próximo ao título da música que está tocando no iTunes Radio permite que você compre-a. Antes, era um menu dropdown, mas botões deixam as compras mais fáceis!

itunes8

E o iTunes Radio ainda existe, para você se lembrar de como ele poderia ser bom e a decepção que ele é. (O novo disco da La Roux é bem legal, aliás.)

itunes9

Claro, há também outras alterações pequenas escondidas na atualização. Vamos continuar fuçando aqui, mas se você estiver com o Yosemite e achar alguma coisa bacana por aí, conte para a gente!

Imagens via iTunes / Gizmodo