À medida que as TVs acrescentam mais e mais funções, incluindo vários dispositivos de entrada e conexão à internet, a complexidade do controle remoto também cresceu para dar acesso a tudo isso. Agora você tem sorte se arranjar um controle mais curto que seu antebraço! Mas este novo controle da Samsung substitui os infinitos botões por um touchpad e controle por voz à la Siri.

O novo controle tem cerca de dez botões físicos. As funções restantes – configurações de tela, busca na internet etc. – serão comandadas pelo touchpad na parte superior do controle. O usuário também poderá mudar volume e canal simplesmente falando com o microfone embutido do controle. A Nikkei diz que esta função é basicamente a mesma usada na Smart TV ES8000, que vimos na feira CES em janeiro.

O controle por voz deve ser ótimo para configurar e fazer login em contas de streaming, como o Netflix – você só precisa falar login e senha, não precisa ficar caçando os caracteres um a um como nas TVs de hoje. E mais: o controle usa Bluetooth e infravermelho ao mesmo tempo, o que melhora a comunicação entre ele e a TV, reduzindo o lag.

Segundo a Nikkei, o controle será lançado ainda este ano com uma Smart TV da Samsung, mas também será compatível com várias caixinhas (set-top box) e players de Blu-ray. [Tech-On]