_Google

Novo Google Maps oficializa mapas offline, mas exclui Brasil da lista de países suportados

Ao ver atualização para um app no Google Play, o que você pensa? Opa, novos recursos, desempenho melhor, mais segurança… coisas positivas, do bem. Mas hoje o Google subverteu essa lógica. A última atualização do Google Maps retirou um importante recurso no Brasil antes disponível por aqui: o acesso a mapas offline. Esta é, aliás, a […]

Sacanagem, Google Maps!

Ao ver atualização para um app no Google Play, o que você pensa? Opa, novos recursos, desempenho melhor, mais segurança… coisas positivas, do bem. Mas hoje o Google subverteu essa lógica. A última atualização do Google Maps retirou um importante recurso no Brasil antes disponível por aqui: o acesso a mapas offline.

Esta é, aliás, a única novidade listada no changelog: “Guardar mapas para utilizar off-line.” Não chega a ser uma novidade, já que isso estava disponível na versão anterior. A diferença é que agora o recurso foi incorporado oficialmente ao app — antes era um “Labs” e ficava meio escondido nas configurações.

Em termos de usabilidade, ficou melhor: o botão de menu já oferece a opção para baixar a região destacada para a memória do aparelho. O ruim é que, inexplicavelmente, o recurso não funciona mais no Brasil. E não é culpa de Paranavaí, não (até aqui o negócio funcionava antes da atualização); nem em grandes cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro, o download está funcionando — a Folha testou, sem sucesso. Ao tentar fazer o procedimento, uma mensagem em vermelho surge no rodapé do mapa:

“Mapas off-line não estão disponíveis na área selecionada”

A reportagem do jornal também entrou em contato com o Google Brasil para saber quando o acesso a mapas offline chegará (ou melhor, voltará) por aqui. Recebeu um “não há previsão” como resposta. Dá para entender? No que você está pensando, Google? E o mais importante: tem como fazer downgrade em apps do Android? [Folha]

Sair da versão mobile