A Microsoft prepara o Internet Explorer 10 há quase um ano, e hoje lança o quinto Platform Preview para acompanhar o Windows 8. Como antes, temos duas interfaces – uma desktop e uma Metro – e uma só engine HTML5, tanto para o IE10 como para os apps Metro que usam HTML5 e JavaScript. E olha, o IE10 é bem mais rápido que o Chrome:

No IE10, uma animação simples em HTML5 roda entre 30 e 40 quadros por segundo; no Chrome, ela roda a 5fps. Sim, a animação é feita pela Microsoft e pode deixar o Chrome em desvantagem, mas esta não é a primeira vez que vemos o Chrome ficar para trás em teste HTML5. De um jeito ou de outro, é bom saber que a Microsoft se esforçou em acelerar a experiência web dos apps no Windows 8.

O Internet Explorer 10 está disponível por enquanto apenas para o Windows 8 – e é uma das melhores partes do Consumer Preview. Imagino que veremos uma versão desktop do IE10 para Windows 7, mas Microsoft já avisou que o IE10 não rodará no Windows Vista (e nem no XP). Baixe aqui o Windows 8 Consumer Preview. [IEBlog via The Verge]