A Boston Dynamics, mais conhecida pelo robô assustador chamado Atlas, anunciou uma nova criação um pouco menor que parece uma mistura de um golden retriever e um filhote de girafa. Mas não pense que essa máquina vai apenas substituir seu animal de estimação: o SpotMini pode ser o novo faxineiro da sua casa.

>>> Parece que o exército de robôs do Google já tem um novo dono
>>> Este cachorro será nosso aliado em uma futura rebelião de cães robóticos

spotmini-5

Pesando 25 kg, ou 30 kg caso seu braço articulado esteja preso, o SpotMini abandona as hidráulicas usadas pelos outros robôs da Boston Dynamics, e usa apenas motores elétricos para se mover. Com uma carga completa ele consegue andar pela sua casa por até 90 minutos dependendo de quais tarefas for designado a realizar.

spotmini-4

Ele conta com diversos sensores a bordo par navegar por praticamente qualquer ambiente, e o robô consegue subir escadas melhor do que muito adulto por aí.

spotmini-3

Como um cachorro de verdade, ele pode ser ensinado ou até guiado por um humano para realizar diversas tarefas. Mas em vez de sentar, dar a pata ou se fingir de morto, o SpotMini consegue fazer alguns afazeres domésticos como levar comidas e bebidas para as pessoas – mas claramente ele ainda precisa de alguns ajustes.

spotmini-2

Assim como seres humanos e nossos personagens preferidos de desenhos animados, o SpotMini não é imune a escorregões causados por cascas de banana. Mas diferentemente de outros robôs que precisam de assistência humana para se levantar depois de uma queda, o SpotMini pode usar seus braços e pernas articulados para retomar sua posição.

spotmini-1

O braço articulado, e a garra nela, são maravilhas tecnológicas por si só. Usando um giroscópio de estado sólido, ele consegue segurar perfeitamente a posição em um espaço 3D enquanto o resto do SpotMini se move freneticamente. Em situações de mundo real, isso permite ao robô lidar com materiais perigosos ou frágeis, enquanto o seu corpo se reposiciona para evitar qualquer ameaça ou obstáculo.

[Boston Dynamics]