Nos últimos anos, a Oi fez campanha pela “liberdade total” e “multa não”, mas desde novembro mudou de estratégia. Sim, ela ainda oferece planos sem multa, mas se você quiser desconto no smartphone, precisa ficar pelo menos 12 meses na Oi – ou pagar multa. Os novos planos da operadora deixam isso bem claro.

Você tem duas opções: o novo plano Oi Smartphone tem multa, mas oferece desconto; enquanto o Oi Conta não tem multa nem desconto.

O simulador de planos da Oi traz as duas opções. Escolha o celular e você vê a lista de planos Oi Smartphone e descontos correspondentes, que variam de R$350 a R$1.500. Se você não quer a fidelização – nem o desconto – clique em “Não quero desconto” para ver os planos Oi Conta. O valor do aparelho é pago em até 12x no cartão de crédito; o valor do plano, por sua vez, é cobrado via boleto.

Os planos Oi Smartphone têm SMS ilimitado, além de WiFi ilimitado em 1.600 hotspots da Vex no Brasil (e 42.000 hotspots no mundo). Só que o pacote de dados é pequeno: 200MB para todos os planos – inclusive os planos Família, compartilhados com mais de uma pessoa. Se quiser mais, você precisa contratar Oi Dados à parte: em pacotes de 100MB a 2GB mensais, você pode receber 70% de desconto se for cliente pós-pago.

Os planos Oi Conta, no entanto, são mais limitados, e incluem apenas uma quantidade limitada de SMS. Se você quiser dados, precisa contratá-los à parte. [Oi via IDG Now via Igor Maia]