O Next Web recebeu um documento para parceiros do Google com uma informação pra lá de confidencial: detalhes concretos do Google Drive, o famigerado concorrente do Dropbox que está no forno de Mountain View há uns bons anos. Quer saber quando de espaço, em quais sistemas ele rodará e qual a provável data de lançamento?

Vários rumores sobre o Google Drive surgiram nas últimas semanas, inclusive um acerca da data de lançamento — abril. Os novos, obtidos com exclusividade pelo Next Web, corroboram esse último. Segundo esse documento que, a princípio, deveria ser apenas para parceiros do Google (como a Lucidchart), o mítico Drive será lançado semana que vem.

Muito bom! O que mais? O espaço mínimo que o serviço oferecerá na nuvem será de 5 GB, 3 GB a mais que seu principal concorrente, o Dropbox, que começa em 2 GB. É seguro afirmar que haverá planos pagos para quem quiser/precisar de mais espaço, como fazem o próprio Dropbox e a Apple com o iCloud, mas os tamanhos e preços ainda não são sabidos. Talvez sejam os mesmos do espaço extra do Gmail/Picasa/Docs; 20 GB extras por US$ 5 ao ano não seria nada mau.

A última informação divulgada é a das plataformas compatíveis. Android, óbvio, e iOS também, pela popularidade que tem. Nos desktops, Windows e OS X seriam brindados com clientes para sincronia e acesso aos arquivos na nuvem. Linux? Windows Phone? Nada, por ora.

O Dropbox é o queridinho da galera (nós do Giz adoramos o serviço) e quem tem sistemas operacionais já oferece soluções próprias — SkyDrive/Live Mesh na Microsoft, iCloud na Apple. Pode-se dizer que se trata de um nicho quase saturado e, a julgar pela repercussão nos rumores passados, parece não haver muita gente interessada no Google Drive; as soluções atuais já servem muito bem à maioria. Mas e agora, começando com 5 GB na faixa e sendo multiplataforma? Essas novas informações foram suficientes para balançar o seu amor pelo Dropbox/SkyDrive/iCloud? Você dará uma chance ao Google Drive quando ele for lançado? [The Next Web]