O site NSA.gov sofreu instabilidades na sexta-feira à tarde, e está fora do ar até agora. No Twitter, membros do Anonymous dizem que realizaram um ataque DDoS (ataque de negação de serviço), mas a agência nega.

Se realmente for um ataque DDoS na NSA, este não seria o primeiro. Mas há evidências apontando que este não é o caso.

Ontem às 17h11 (horário de verão), já havia relatos de que o site da NSA estava fora do ar. Aí, uma hora mais tarde, grupos do Anonymous começaram a se manifestar e tomar o crédito. É um pouco estranho que demorariam tanto para reivindicar um ataque, e num site tão proeminente como a NSA. Mais duas horas depois, à noite, a Rustle League disse que fez o ataque:

A NSA, por outro lado, diz que o site caiu devido a um erro interno, não porque hackers lançaram um ataque DDoS nele. Ou seja, a agência de espionagem que está de olho nos líderes do mundo não consegue manter o próprio site de pé.

Em uma declaração à ABC News, a NSA disse:

O site NSA.gov não esteve acessível por várias horas hoje [ontem] à noite por causa de um erro interno que ocorreu durante uma atualização agendada. O problema será resolvido… As alegações de que a interrupção foi causada por um ataque distribuído de negação de serviço [DDoS] não são verdadeiras.

Sinceramente, há algo de desconfiável nos dois lados. Mas vai que a NSA estava ocupada demais espionando o mundo para prestar atenção no próprio website.

Pelo menos, desta vez a vítima não foi a NASA… [RT e ABC News]

ATUALIZAÇÃO: já é domingo à noite e o site ainda não voltou ao ar. Membros do Anonymous continuam dizendo que foi um ataque DDoS: