O Nubank anunciou hoje uma novidade bem interessante: você pode antecipar o pagamento de compras parceladas e ganhar um desconto ao fazer isso. Assim, você libera o limite do cartão de crédito, e quita uma conta que normalmente demoraria meses para acabar.

Nubank começa teste de programa de fidelidade
Nubank quase dobra juro máximo do cartão para alguns clientes e se explica

Funciona assim: você faz uma compra parcelada sem juros no cartão, vai até o app do Nubank e seleciona essa compra. Depois, toque em “Antecipar Parcelas” e então em “Simular”.

nubank antecipar parcelas

Então, decida quantas parcelas você deseja antecipar para conferir o desconto, toque em “Confirmar” e pronto – o valor das parcelas antecipadas (já com o desconto) será adicionado na sua fatura aberta. Vale notar que isso não pode ser desfeito: “após confirmada, a antecipação não pode ser cancelada”.

nubank antecipar parcelas 2

Atualmente, isso funciona apenas na versão mais recente para Android. O app lembra também que, se você não pagar o valor total de uma compra, então as parcelas restantes serão adiantadas. Por exemplo, se você dividiu em 10x e adiantou algumas das parcelas, você não terminará de pagar daqui a dez meses – as parcelas restantes serão cobradas antes, mês a mês.

O Nubank explica que “o desconto que você receberá é calculado com base em uma taxa dinâmica, que varia de acordo com diversos fatores, como por exemplo a demanda de antecipação de parcelas realizadas e a quantidade de pagamentos que recebemos no dia”.

Imagino que, na prática, isso possa ser usado para economizar dinheiro em lojas que não concedem desconto em compras à vista. Por exemplo, se um produto custa R$ 300 à vista ou 3 x R$ 100 a prazo, melhor parcelar no cartão e depois pagar as parcelas com o desconto do Nubank.

A novidade será distribuída ao longo desta semana para usuários do Android; ela virá “em breve” para o iOS.

[Nubank]