A maioria dos helicópteros são pôneis de um truque só. Eles desempenham a coisa para a qual foram feitos muito bem e não fazem muito mais. Não é o caso, porém, do Erickson S-64, um versátil e capaz helicóptero que poderia ser chamado de “Ford F-150 dos céus”.

O S-64 foi originalmente desenvolvido no começo da década de 1960 pela empresa Sikorsky e baseado no velho helicóptero S-60. O S-64 serviu em diversas missões da Força Aérea antes que a Erickson Air-Crane, de Central Point, Oregon, comprasse os direitos de produção da aeronave em 1992.

A Erickson implementou milhares de modificações no desenho até chegar à atual versão do helicóptero — uma fera de 21,3m de comprimento, 5,4m de altura e 8,7 toneladas. Seus motores duplos turbinados da Pratty & Whitney produzem cada 4500 SHP e impulsionam um rotor central de seis lâminas. Isso permite ao S-64 transportar cargas de 9 toneladas a uma altura de 2,7km e distâncias de até 370km.

O S-64 é o primeiro helicóptero construído com um assento de piloto virado para trás — isso permite ao piloto observar exatamente onde a carga está sendo colocada ao mesmo tempo em que pilota o helicóptero. O recurso foi uma mão na roda em 1993, quando o S-64 removeu e recolocou a Statue of Freedom do prédio do Congresso norte-americano durante um processo de renovação. Quando transporta uma carga pesada como essa, o S-64 usa um sistema de ajuste anti-rotação que evita que a aeronave balance e rodopie.

Como um helicóptero utilitário, o S-64 tem inúmeros usos. Seu tanque de armazenamento de 10 mil litros e canhão de água de 300 gpm faz dele um item indispensável no combate a incêndios, tanto em áreas abertas como o australiano Elvis demonstra, quanto em edifícios altos onde mangueiras convencionais não alcançam. O S-64 também está apto a atuar na hidrossemeadura usando o mesmo canhão.

Ele é igualmente valioso em canteiros de obras. A habilidade de elevar coisas muito pesadas do S-64 é ideal para qualquer trabalho, de amarrar fios de grandes bitolas elétricas acima de instalações industriais à instalação das vigas de aço e antena da CN Tower. Ele é até mesmo empregado na indústria madeireira como forma de rebocar toras de montanhas distantes. [Wikipedia, Erickson Aircrane]

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