_Google

O Google está próximo de passar a Apple e se tornar a empresa mais valiosa do mundo

O Google, com suas iniciativas futuristas, está prestes a passar o valor de mercado da Apple, cujos resultados estão muito ligados a venda de iPhones.

O Google teve um ótimo 2015: mudou seu logo, dividiu seus negócios em startups (como Sidewalk, Calico, X, Fiber) e consolidou todas essas suas companhias em uma marca chamada Alphabet. Agora, Alphabet está muito próximo de ser chamada a empresa de maior valor de mercado do mundo — isso mesmo, inclusive, ultrapassando a Apple.

O grupo de empresas que agora opera na poderosa marca criada pelo Google tem ido muito bem, e chegou a valer US$ 500 bilhões na última sexta-feira (22), chegando muito próximo do valor da Apple. Enquanto isso, a Apple não tem ido tão bem. As pessoas não estão mais comprando smartphones como antes, o que pode prejudicar a empresa — a venda de iPhones compõe mais da metade da receita da companhia.

Oras, mas o que a Alphabet tem feito? Bem, o Google (o original) ainda é o rei da publicidade, mesmo quando “mascara” suas atividades como um “grupo de pesquisa urbano”, e os esforços da Alphabet estão anunciando um nova era de veículos autônomos, robôs secretos e links de internet assustadoramente rápidos. 2016 deverá ser outro ano incrível para Alphabet. E pode não ser tão bom para a Apple.

Se isso, de fato, acontecer, e o Google se tornar a empresa de maior valor do planeta, você, provavelmente, vai querer ficar mais íntimo do novo governante do mundo, chamado Larry Page. Em um perfil no New York Times (o qual Page recusou conceder entrevista), o cofundador e CEO da empresa é retratado como um cara tranquilo que se mistura com pessoas que não sejam milionárias:

Larry Page não é um CEO típico, e em muitas formas, ele não é um CEO. Líderes corporativos tendem a gastar boa parte do tempo falando em conferências com investidores ou apresentando novos produtos em auditórios. Page, que tem 42 anos, não participa de conferências com investidores desde 2013, e a melhor forma de encontrá-lo é no Google I/O — a conferência anual do Google, onde a companhia apresenta novos produtos. Ignore o palco principal e siga a multidão de fãs e pessoas que querem um autógrafo, nos momentos em que ele deixa as portas fechadas [do evento].

Só um cara normal comandando a empresa de maior valor de mercado do mundo.

No fim das contas, acho que o investimento de US$ 1 bilhão que o Google fez para manter sua barra de buscas em aparelhos da Apple foi bem inteligente.

[NYT]

Foto do topo: Larry Page (abaixo) e Sergey Brin, ambos cofundadores do Google, em foto de 2004. Crédito: AP Photo/Ben Margot

Sair da versão mobile