Nós já mostramos para você o novo iPhone de todos os ângulos, por dentro e por fora. Hoje, Steve Jobs revelou-o de novo, contando para nós os detalhes que faltavam. Confira um guia completo de todas as novidades do iPhone 4.

O design

O design do aparelho não mudou em comparação com o que nós já conhecíamos. Usando os mesmos materiais do protótipo – vidro preto e borda feita de aço inoxidável – ele se encaixa na família de produtos da Apple, desde a borda até ao formato no estilo do designer Dieter-Rams que os iMacs e o iPad têm.

Em tamanho, é menor do que o de seu antecessor: ele é 34% mais fino do que o iPhone 3GS. Mesmo sendo 3 gramas mais pesado, nas palavras da Apple, ele é o smartphone mais fino que existe. E o novo iPhone tem botões de volume separados na lateral, feitos de aço, diferente do formato do iPhone 3GS.

A borda de aço inoxidável

A borda de aço inoxidável é o que cria a estrutura do novo iPhone, e ainda trabalha como parte da antena para os sinais 3G e Wi-Fi. Em tese, isso aumentará bastante sua capacidade de receber sinal.

Tamanho físico

O iPhone 4 tem 8,9 por 5,8 centímetros, e pouco menos de 1 centímetro de espessura. Ele pesa 137 gramas.

O hardware

O novo cérebro

O iPhone 4 tem por dentro um processador A4, da Apple, o mesmo do iPad. Dentro do A4, há alguns chips interconectados: uma unidade de processamento principal Cortex-A8 – o piloto do cérebro – junto com um PowerVR SGX 535, que cuida da parte dos gráficos em alta resolução do aparelho. Eles estão diretamente conectados entre si e com dois chips de 128MB DDR SDRAM. Como todos esses componentes estão dentro do mesmo chip, a Apple afirma que o iPhone 4 pode processar dados com mais velocidade e consumir menos energia do que antes. O chip A4 também consome menos bateria porque seus sub-componentes podem ser ligados e desligados quando não são necessários, algo como a tecnologia Optimus, da Nvidia, economizando watts sempre que possível.

Tempo de bateria

A nova bateria é 16% maior do que a atual. Junto com o processador A4 e a nova tela, o resultado é uma bateria que dura mais: a Apple afirma que o novo iPhone aguenta 40% mais tempo em ligações do que o 3GS. Confira a tabela:

• Conversação via 3G: 7 horas

• Navegação via 3G: 6 horas

• Navegação via Wi-Fi: 10 horas

• Vídeo: 10 horas

• Música: 40 horas

• Stand-by: 300 horas

A tela

A tela de 3,5 polegadas com multitoque tem resolução de 960 por 640 pixels, quatro vezes mais pixels do que a tela do iPhone 3GS. A Apple batizou-a de Retina Display. Ela tem resolução de 326 pixels por polegada, uma resolução maior do que a utilizada nas revistas impressas.

A Apple afirma que a tela com tecnologia IPS – a mesma utilizada no iPad – tem taxa de contraste de 800:1. Traduzindo, quatro vezes mais do que o iPhone 3GS, e com um ângulo de visão ainda maior.

Os aplicativos utilizarão automaticamente as novas habilidades da tela, o que significa imagens mais nítidas em textos, gráficos 3D e em arte vetorial. Mesmo assim, os desenvolvedores das apps terão que incluir imagens com resolução maior para o aplicativo usar todas as melhorias.

Como o iPhone 3GS e o iPad, a tela tem uma proteção oleofóbica, tornando-a mais fácil de limpar.

A câmera principal

O novo iPhone tem um sensor maior em sua nova câmera. Ele é retroiluminado e tem lentes maiores também. No entanto, em vez de mais megapixels, o sensor mantém os 5 MP. Porém, são pontos maiores, resultando num ISO maior – ou mais sensibilidade à luz. Isso significa que mesmo em situações de pouca luz, suas fotos e vídeos ficarão bem melhores.

A câmera tem também um flash de LED que funciona tanto para fotos quanto para filmes. Para focar, em ambos os casos, você só precisar dar um toque na tela.

A câmera para videoconferência

Na parte frontal, o iPhone tem uma câmera para videoconferências com resolução no padrão VGA. Ela será utilizada para vários tipos de aplicativos, além, é claro, de funcionar com o sistema FaceTime, da Apple.

Giroscópio

O aparelho conta com um giroscópio embutido. Isso mesmo, giroscópio. Explicando: ele é capaz de acompanhar movimentos com altíssima precisão, muito maior do que a capacidade dos acelerômetros dos iPhones passados. O giroscópio tem três eixos e é capaz de detectar movimentos de rotação, rolamento e gravidade. Somado ao acelerômetro, o sensor fica com 6 eixos.

Outros

• Como o iPad, o novo iPhone usa o padrão micro-SIM

• Conta com microfone adicional na parte de cima, para cancelamento de som externo

O software

iOS4

O novo iPhone 4 vem com o iOS4, uma nova graça para iPhone OS. A principal novidade é, claro, o multitarefa. A Apple encontrou um caminho para usar o multitarefa em alguns aplicativos sem consumir tanta energia.

O novo iOS4 aceita a Retina Display, nova tela do iPhone, utilizando resolução independente. Isso significa que os aplicativos serão automaticamente redimensionados para a nova resolução, mas não perderão nitidez e não ficarão pixelados. Isso inclui tipografia, gráficos vetorizados em 2D e gráficos em 3D. Mas, novamente, os desenvolvedores terão de incluir imagens com maior resolução para os botões e outros controles (algo que vários apps já têm, já que foram vistos na última WWDC). 

Videochamada

A maior novidade no iPhone 4 é a videochamada, graças à sua câmera frontal. A Apple a chama de FaceTime, e ele funcionará apenas de um iPhone 4 para outro iPhone 4 via Wi-Fi – pelo menos em 2010. A Apple ainda afirma que no futuro o FaceTime estará disponível através de 3G.

O aparelho também pode usar a câmera principal para videochamadas. Ou seja, você pode transmitir o que está na sua frente para outro iPhone 4.

iMovie para iPhone

O novo iPhone 4 também usará um novo app para editar vídeos: o iMovie para iPhone, com mais de 1,500 funções.

O aplicativo funciona em vídeos com até 720p de resolução. Você pode utilizá-lo para criar videoclipes, adicionar automaticamente o efeito Ken Burns para imagens e trilhas sonoras retiradas das músicas do seu iPhone. Depois de terminar seu filmes, você pode exportá-lo para 360p, 520p ou 720p.

Porém, ele é um aplicativo separado e não virá embutido no iPhone 4. O iMovies custará 4,99 dólares.

iBooks

O aplicativo iBooks também estará disponível no novo iOS4. A Apple afirma que que a nova tela do iPhone, com 326 pixels por polegada, deixará os livros perfeitamente legíveis. Ele usará os mesmos controles do iBooks para iPad. 

Preço e disponibilidade 

O iPhone 4 começará a ser vendido nos EUA no dia 24 de junho, nas cores branca e preta, e custará 199 dólares na versão de 16 GB e 299 dólares na versão de 32 GB. No Brasil, ele deve chegar na terceira leva, quando o aparelho estará disponível em mais 88 países. A previsão de chegada é setembro de 2010.