Jack Donaghy, interpretado por Alec Baldwin, é presidente de programação de TV no seriado 30 Rock, e teve a mesma ideia que a Apple para sua futura HDTV: livrar-se do controle remoto e usar sua voz para controlar sua TV. Só que a TV dele falha miseravelmente porque o sistema de reconhecimento de voz é bom demais.

O VoAct, sistema de reconhecimento de voz na TV, se parece tanto com a integração do Siri na suposta HDTV da Apple que é difícil de acreditar. Como um dos problemas em usar a TV é o controle remoto, Jack Donaghy mostra sua nova solução ativada por voz, e a demonstração começa muito bem: “Ligar TV” e “Canal NBC” funcionam muito bem. Ótimo! Quero isso agora!

Só que aí as coisas começam a dar errado, como acontece em comédias. Assim como o Siri, o software de reconhecimento de voz no VoAct é bom demais – tão bom que, quando ele ouve os personagens da TV falando, ele obedece aos comandos. Ele ouve “Off” e a TV desliga; ouve “alto volume” e a TV aumenta o som; ouve “mudo” e corta o som. Na Apple HDTV, dá pra resolver isso fazendo você falar “Siri” antes do comando – da mesma forma que no Kinect, da Microsoft – mas isso não é o comando de voz natural que a Apple apresentou no iPhone 4S. Bem, eles tem um ano ou dois para resolverem isso. [AOL Video via Daring Fireball]