Com a iminente chegada dos Lumias às lojas brasileiras, é hora de começar a tirar dúvidas sobre a capacidade do aparelho. E no quesito câmera, onde a Nokia reinou por muito tempo na primeira era dos smartphones, é preciso saber se ele mantém a fama do N8 — considerado por muitos a “melhor câmera” de smartphones. Será?

O Henrique, nosso chapa do ZTOP, está testando o Lumia 800 e fez um bom comparativo de imagens entre os dois aparelhos da Nokia. O com Windows Phone traz câmera de 8 MP, enquanto o N8 tem logo 12 MP. Números à parte — já sabemos que muitos megapixels não obrigatoriamente significam qualidade — os resultados trazem surpresas. Separamos três imagens de cada um (clique para ampliar):

Lumia 800:

Nokia N8:

Sugerimos que você visite o ZTOP para ver o resto do comparativo mas, no geral, apesar de uma ou outra situação onde o N8 sai-se melhor, a câmera do Lumia 800 traz resultados mais aceitáveis na maior parte das vezes (O que acontece pra tantas fotos ficarem “enevoadas” no N8?). E, indo além dos campos finlandeses, nós acreditamos que a câmera do N8 também já perde da câmera do iPhone 4S e dos últimos aparelhos da HTC, apresentados em Barcelona (mas, em vídeos, ela ainda parece superior, principalmente na captura de áudio). Mas não fiquem preocupados, fãs da Nokia: ao que tudo indica, o revolucionário Pure View trará de novo o caneco para a Finlândia. [ZTOP]