Agora os desktops da Apple também têm touchpads. O novo Magic Trackpad dá poderes multitoque, gestos e conectividade Bluetooth aos donos do Mac Pro e do iMac.

O Magic Trackpad é basicamente uma versão maior do touchpad do MacBook Pro, com área da superfície 80% maior para todos os seus swipes e pinches. A superfície toda funciona como um botão, então ele provavelmente é um substituto para o mouse também. E todos os gestos esperados para o Magic Trackpad estão aqui: rolagem com dois dedos, zoom com pinch, girar com dois dedos, e swipes com três e quatro dedos. Você pode ativar e desativar gestos à vontade nas Preferências do Sistema:

O Magic Trackpad também tem o mesmo design e ângulos do teclado sem fio da Apple, então colocá-los lado a lado é uma boa forma de mudar do teclado para o mouse de forma fluida. Mas, se você for do tipo que mexe no computador à distância, o Bluetooth permite operar o touchpad a até 10m de distância.

Como outros periféricos da Apple, o Magic Trackpad funciona a pilha – provavelmente um cabo USB iria atrapalhar a estética. E a Apple também lançou seu primeiro carregador de pilha, que vem com seis pilhas AA e tem o menor consumo em standby de qualquer outro "carregador similar" no mercado. As pilhas que vêm com o touchpad são feitas para durarem centenas de recargas, o que deve economizar viagens ao papa-pilhas.

As intenções da Apple com trackpads estavam um mistério desde que a patente dela surgiu em fevereiro, mas depois que ele foi aprovado na FCC este mês, era só questão de tempo.

Ele está disponível agora, e custa US$69 nos EUA. Ele estará disponível na Apple Store brasileira através deste link, mas por enquanto não sabemos seu preço. Se seguir a tendência de custar no Brasil o dobro que nos EUA, ele deve sair a R$240. [Apple Brasil]