Depois de falar sobre os novos aparelhos que vimos ontem — o BlackBerry Pearl 3G e o Bold 9650 — o CEO da RIM, Mike Lazaridis, revelou o que nós estávamos esperando na feira WES deste ano: o BlackBerry 6.0.

Já faz um tempo que chegou algo novo para usuários de BlackBerry em termos de interface (a gente já estava se sentindo que nem usuários da Nokia!) — mas finalmente a RIM confirmou que o BlackBerry OS 6.0 estará disponível no fim deste ano.

Durante uma teleconferência com analistas anteontem, Lazaridis confirmou que o novo OS estava a caminho, e deveria chegar em algum momento do terceiro trimestre — entre julho e setembro, basicamente. Screenshots vazados já mostravam que ele teria uma nova tela inicial com ícones personalizáveis, um navegador novo com suporte a abas, e um media player com visual novo.

A RIM lançou o seguinte vídeo para apresentar o BlackBerry 6.0:

Aqui está o que sabemos até agora, cortesia do relatório vazado mostrado pelo Boy Genius Report:

  • Tela inicial: um novo design com espaço menor para o papel de parede, e os ícones personalizáveis podem ser organizados da forma que você achar melhor. As páginas vão funcionar de forma semelhante ao Android, mas pode agrupar ícones de acordo com sua função (ícones de mídia ficam juntos, por exemplo).

  • Navegador: terá suporte a multitoque (dê adeus ao botão de lupa), favoritos com novo visual e abas. Pelos screenshots vazados que vimos, mudar entre abas será algo semelhante ao que vimos no iPhone ou no Android, podendo-se abrir uma nova aba pressionando o botão +.

  • Media player: tem suporte a multitoque, navega-se pelos álbuns movendo o dedo na horizontal, e novamente, é bem parecido com o iPhone. Melhor garantir que você tem as capas dos CDs nas suas músicas e que elas têm as informações corretas, para fazer a função de busca funcionar bem.

  • Multitoque: será incuído nativamente em vários tipos de programas, incluindo e-mails.

  • Mensagens instantâneas: O BlackBerry Messenger (BBM) vai permanecer basicamente a mesma coisa, o que é uma boa para a RIM, dado que eles têm a fama de possuírem o melhor sistema de mensagens instantâneas que um celular pode ter hoje. O BBM terá algumas melhoras, como miniaturas maiores para determinar o tipo de mensagem, e feeds RSS integrados no sistema de mensagens instantâneas — o que pode ser mais um problema do que uma função.

  • Comandos: em vez de pressionar a tecla Menu constantemente, os modelos com touchscreen terão suporte a comandos por menu pop-up. Para enviar um e-mail, você pode tocá-lo por alguns segundos até aparecer o menu, em vez de pressionar Menu e escolher "Enviar" lá. Não é revolucionário, mas é um design melhor e mais intuitivo.

  • Mídia: as fotos vão aparecer todas de uma vez, em vez de carregar uma por uma — coisa que me irrita profundamente hoje.

Ainda não sabemos se o media player é o bastante para nos convencer — a Kat usou o media player do BB Bold dela uma vez, ao todo — mas o navegador parece valer cada centavo. Assista ao vídeo acima para obter ainda mais informações sobre a próxima fase do BlackBerry. [All Things D]