O novo iPhone 4 é também um novo tipo de controlador de jogos, com um giroscópio embutido, que dá ao telefone (às vezes console portátil) melhor sensibilidade para mais gestos e movimentos. A Apple diz que a novidade trará “uma experiência de jogos ainda melhor.”

Isso é discutível, mas ele também será capaz de detectar a aceleração, velocidade angular e de rotação dos usuários, segundo a Apple.

A implementação dos seis eixos de controle dos movimento ao iPhone o coloca frente a frente com o controle com sensor de movimento DualShock 3, da Sony, apesar de os dois aparelhos utilizarem tecnologias diferentes para atingir seus respectivos níveis de precisão.

O DualShock 3 e o seu predecessor, o controle Sixaxis para PlayStation 3, usam um sensor piezoresistente para detectar aceleração e movimento. O iPhone 4 utiliza um novo giroscópio de três eixos paralelamente ao acelerômetro embutido já visto nas outras versões para atingir os novos níveis de precisão. Semelhante ao Wii MotionPlus, é um sensor giroscópico adicional – a única diferença é que o sistema do iPhone oferece um eixo a mais aos dois em forma de espeto presentes no giroscópio do Wii MotionPlus.

O sensor giroscópico do iPhone 4 significa mesmo uma melhor plataforma para jogos?

Controles Melhores

Isso é praticamente certo. Maior precisão ao sensor muitas vezes falho e com capacidade limitada não pode ser ruim. Sem botões ou joystick, os desenvolvedores de jogos confiam em sistemas de controle de inclinação ou controles virtuais, duas opções longe da ideal. Mas alguns jogos fazem bom uso do acelerômetro embutido no iPhone, como o Rolando, Asphalt 4, Doom Resurrection e Super Monkey Ball. Se você já jogou algum desses jogos, especialmente os que requerem ao jogador que se movimente em um cenário tridimensional, é visível que há potencial a ser explorado e melhorado.

Mas os desenvolvedores vão apoiar isso? Com dezenas de milhões de iPhones e iPods Touch pelo mundo afora, desenvolver jogos específicos para o giroscópio do iPhone 4 pode não fazer sentido por enquanto, financeiramente falando.

Tendo em vista o mercado do Wii e seu relativamente pequeno número de jogos que utilizam o Wii MotionPlus pode ser um bom indício de como o controle giroscópico se sairá na realidade. O mesmo vale para o PlayStation 3 e o número de jogos que contam com o controle Sixaxis.

Jogos Melhores?

Devs podem e devem atualizar seus jogos controlados por sensor de movimento para aproveitar os benefícios do giroscópio incluso no iPhone 4. Jogos de corrida e de tiro em primeira pessoa que contam com esse tipo de controle sensorial só terão vantagens com o avanço, assim como a experiência do jogador.

A melhoria do controle também ofere oportunidades de trazer novos tipos de jogos ao iPhone. Melhores simuladores de voo, jogos controlados por gestos e softwares que nós não somos nem capazes de imaginar.

A tecnologia do controle gestual do iPhone 4 também abrirá portas para outros tipos de aplicativos, não apenas para jogos.

Melhor Competição

Para bem ou para mal, a Apple está abrindo precedentes com o novo iPhone. Os jogos portáteis são algo de grande importância no iPhone, e o tal nível de controle de movimento nos aparelhos pode virar mais uma grande coisa que esperamos acontecer. A Nintendo flertou com alguns jogos que o usam o sistema (Kirby Tilt ‘n’ Tumble, WarioWare Twisted!) no passado e rumores indicam que ele será implementado em seu novo console portátil.

Será que o Nintendo 3DS e futuras versões do PSP se encaixarão no formato? Esse seria um cenário interessante, com o iPhone, o DS e o PSP adotando lançamentos multiplataforma, se existir um sistema de controle universal que conte com touchscreen, câmeras embutidas e controles de movimentos.