Entre o Roku Streaming Stick e as novas telas da Samsung, estamos vendo diversos aparelhos equipados com uma nova conexão de áudio e vídeo chamada MHL. O que é isto, e como você pode usá-lo?

MHL significa “Link Móvel de Alta Definição”, um padrão de conexão apresentado recentemente…

A especificação para esta nova conexão de áudio e vídeo foi apresentada em 2010 por um consórcio de grandes empresas de eletrônicos, incluindo Nokia, Sony, Samsung e Toshiba. O conector de cinco pinos deve fornecer qualidade de imagem de 1080p, qualidade de som de 192kHz e som surround de 7.1 canais.

…feito para simplificar a interação entre dispositivos móveis e telas HD…

A especificação foi criada para conectar smartphones e tablets a HDTVs e telas HD – dois tipos de produtos que ainda não funcionam juntos tão bem quanto deveriam. E a lista de gadgets com suporte à tecnologia pode aumentar: o MHL foi criado para funcionar com vários conectores que já existem no mercado. Como o número de pinos no conector é pequeno, é fácil para as fabricantes de diferentes produtos móveis – como smartphones da Samsung e da Apple – mapearem seus conectores já existentes ao novo sistema.

…que já está disponível em alguns produtos…

Por enquanto, apenas alguns aparelhos têm suporte a MHL. Isto inclui o Samsung Galaxy S II, Galaxy Nexus e Galaxy Note; o Galaxy Tab 10.1; vários aparelhos da HTC lançados em 2011; além do novo Roku Streaming Stick. Também há alguns monitores e TVs compatíveis, como dois novos modelos da Samsung revelados hoje.

Você tem um Galaxy S II mas não tem tela MHL? Graças ao baixo número de pinos mencionado antes, já existem alguns adaptadores para ele, e à medida que mais dispositivos com MHL são lançados, teremos mais adaptadores disponíveis. O problema é que eles requerem energia: ou seja, você precisa conectar o carregador do seu celular/tablet no adaptador (via microUSB ou 30 pinos) e ligar o carregador na tomada. Como você vê na imagem ao lado, o adaptador se conecta à TV via HDMI, e se conecta ao celular/tablet pela entrada principal (microUSB ou 30 pinos).

…e que mais produtos terão em breve.

Nós já vimos alguns produtos com suporte a MHL, e não fique surpreso se ver muitos mais na semana que vem, na feira CES – especialmente porque a Sony, membro do consórcio do MHL, apresenta vários novos produtos na CES.

Imagens via MHL e eBay