Durante a apresentação do Kindle Fire, a Amazon também mostrou um novo navegador batizado de Silk que utiliza algumas das melhores tecnologias da Amazon para transformar nossa navegação móvel em algo ainda melhor. mas o que é o Amazon Silk? Após um primeiro olhar, é algo bem animal.

O Amazon Silk é o novo navegador do Kindle Fire…

O Amazon Silk é um navegador otimizado para o hardware do Kindle Fire, que roda Android Gingerbread. O foco principal do Silk é diminuir a carga de processamento da CPU/GPU do Fire.

…que se apoia no sistema EC2 de nuvem da Amazon para lidar com processamento pesado…

O Silk foi chamado de um navegador dividido. Ele sabe exatamente quais tarefas de processamento o tablet pode suportar, e aqueles que ele não consegue. O processamento leve será trabalho do hardware, enquanto a absorção de código mais pesado (HTML, CSS, Javascript etc.) será enviado aos servidores na nuvem da Amazon, que contam com muito mais músculos quando o assunto é poder de CPU e RAM.

…aumenta a velocidade de carregamento de páginas…

Carregar um simples site requer a inicialização de conexão com diversos servidores. Para aparelhos menos poderosos, esse processo demora muito mais do que em uma máquina potente. Bem equipado para lidar com o processos graças à enorme rede ótica, o backend EC2 pegará os site e os otimizará para o tamanho da tela/resolução do Kindle Fire para que seja necessário menos tempo para digerir tais páginas.

…minimiza a quantidade de armazenamento utilizada no Kindle Fire…

Páginas otimizadas significam arquivos menores. Mas o Silk também fará cache dos sites que você visita nos servidores EC2, para manter o espaço interno de 8GB do aparelho mais livre para coisas mais importantes.

…e pré-carrega todas as páginas que você visita com mais frequência.

Você visita o Gizmodo várias vezes ao dia? Ou você curte mais uma leitura intelectual na Piauí? Tanto faz, o Silk irá ler e aprender sobre seu comportamento de navegação e irá pré-carregar as páginas mais visitadas quando existir conexão com internet. Eu não sei o que vocês acham, mas para mim, isso soa como o futuro da navegação móvel.

http://www.youtube.com/watch?v=_u7F_56WhHk&feature=player_embedded