_Giz explica

O que é um UltraPixel?

Ficou sabendo da nova e chique “Câmera UltraPixel” do HTC One? A HTC diz que a câmera vai dar um fim na “guerra dos megapixels.” UltraPixels! Revolução! E sim, a tecnologia parece bastante promissora, mas, ah, espere um minuto. O que é UltraPixel? UltraPixel é uma palavra criada para marketing… O novo aparelho da HTC […]

Ficou sabendo da nova e chique “Câmera UltraPixel” do HTC One? A HTC diz que a câmera vai dar um fim na “guerra dos megapixels.” UltraPixels! Revolução! E sim, a tecnologia parece bastante promissora, mas, ah, espere um minuto. O que é UltraPixel?

UltraPixel é uma palavra criada para marketing…

O novo aparelho da HTC tem uma câmera de apenas 4 megapixels, e isso poderia fazer as pessoas pensarem que ela é muito inferior às câmeras de 8 megapixels de competidores como o Nokia Lumia 920 ou o iPhone 5. De fato, grandes números de megapixels foram usados para enganar consumidores ao pensar que certas câmeras eram superiores a outras. A solução? Uma nova palavra? Ou talvez confundir ainda mais as pessoas com mais um termo sem significado.

…feito para destacar que o sensor da câmera do HTC One tem “grandes pixels”…

A HTC realmente quer que você pense que seus ultrapixels são MAIORES do que os megapixels das câmeras competidoras. É por isso que é tão ULTRA, entendeu? Menos pixels em uma superfície idêntica significa que os pixels são maiores. Tanto o HTC One quando o Lumia 920 têm sensores de 1/3 polegadas, mas o do 920 tem 8,7 megapixels comparado aos 4 megapixels do HTC One. É por isso que o HTC One tem pixels de 2 micrometros enquanto o 920 tem 1,4 micrometro.

…o que é teoricamente melhor na hora de capturar luz do que pixels menores…

Tamanho importa. Sensores de imagens são cobertos de fotodiodos que convertem a luz em eletricidade, que é processada e guardada como dados. Cada pixel na sua foto representa um photosite no sensor.

Quando você tira uma foto, o disparador da câmera abre por uma fração de segundos e deixa fótons entrarem. Photosites maiores podem capturar mais fótons, e, assim, mais dados. A diferença é vista principalmente em condições em que a luz é ruim.

…e pode fazer a câmera do HTC One ser a vencedora…

Mais dados significa mais qualidade – até certo ponto. Você precisa de pixels que possa ver na imagem em tamanhos razoáveis na tela. Pense em o quão ridícula uma imagem 100×100 parece em uma tela 1920×1080 do HTC One. Mas de novo, a maior parte das câmeras tira fotos muito maiores do que a maior parte das pessoas precisará. A câmera de 4 megapixels do HTC One tira fotos em 2688×1520, e isso é bem pequeno se você quiser editar e cortar suas imagens, mas a HTC está apostando que é o suficiente para a maioria das pessoas. TUdo o que você faz é enviar as fotos para o Facebook e para o Instagram, não é mesmo?

…mas vamos ter que esperar para ver como o resto da câmera funciona antes de declará-la a vencedora.

A resolução do sensor de imagem da câmera é apenas um dos muito fatores que afetam a qualidade da imagem. As lentes, o processador de imagens, o foco automático, e considerar que todo precisa funcionar bem, também. É por isso que cinco câmeras com especificações de megapixels praticamente idênticas conseguem resultados tão diferentes. Claro, o HTC One tem uma lente f/2.0 que é líder do mercado (junto com o Lumia 920). Mas muito mais do que abertura favorável, nós não sabemos se a câmera, considerando todo o hype – é realmente boa.

Sair da versão mobile