Quem vive no chão no mundo de Os Jetsons? Moradores de rua e pássaros que andam. Isso não é uma teoria de fã, é um cânone. Pode discutir comigo.

Sempre que vejo piadas sobre Os Jetsons no Twitter (e existem várias muito boas), as pessoas inevitavelmente espalham teorias de fã sobre o programa. Alguns pessoas acreditam que talvez Os Flintstones aconteça em um mundo pós-apocalíptico posterior a Os Jetsons, o que, de fato, é uma teoria divertida. E outras pessoas têm teorias sobre por que não existem pessoas negras no mundo do futuro. Mas uma outra coisa que frequentemente aparece são perguntas sobre o que acontece no solo.

E como é que eu sei que existem moradores de rua e pássaros caminhando debaixo do do futuro tecnológico utópico de George e Jane? Existem umas poucas vezes em que vemos o chão na série de 1962-63 (e, sim, outro fato curioso: só havia uma temporada original de Os Jetsons antes de o programa ser revivido no meio dos anos 1980). Porém, em uma dessas vezes, claramente vemos um morador de rua.

Temos uma imagem clara do chão de Os Jetsons no sétimo episódio da primeira temporada, que foi ao ar pela primeira vez em 4 de novembro de 1962 nos Estados Unidos, com o título de “The Flying Suit“, ou “O Terno Voador”, em tradução livre.

Imagem: Hanna-Barbera Productions

Esse mesmo episódio tem uma outra cutaway gag (momento em que há uma interrupção na cena para uma piada relacionada) em que nos aventuramos até o chão e vemos um morador de rua. Sim, o mundo futurístico de 2062 trouxe maravilhas utópicas mágicas, como carros voadores e jetpacks, mas a humanidade ainda não havia descoberto como acabar com a pobreza. Nesse sentido, acho que Os Jetsons é o anti-Star Trek, que, por sua vez, era um mundo de prazeres pós-escassez em que vamos além das estrelas depois de conquistarmos os elementos básicos necessários para que os humanos sobrevivam confortavelmente.

Imagem: Hanna-Barbera Productions

Portanto, aí está. Na próxima vez em que alguém fizer alguma piada sobre o apocalipse zumbi acontecendo no chão de Os Jetsons, você pode, educadamente, corrigir essa pessoa (funciona muito bem para ser a alma da festa). De fato, existe um submundo distópico acontecendo no chão. Mas ele é feito de pássaros que não conseguem voar e moradores de rua que não se beneficiaram da cruel opressão de George e seus suseranos capitalistas.