O novo beta do iPhone OS 4.0 já está disponível para desenvolvedores — e só para eles, já que ele pode inutilizar seu aparelho para as tarefas do dia a dia. Claro que nós brincamos com o beta 3, e notamos várias mudanças.

Nós mal começamos a ver o que há de novo, mas temos uma boa notícia para quem estava usando o beta 2: o beta 3 está bem mais estável que as versões anteriores. Tudo parece estar rodando mais liso, e até mesmo a função de tirar screenshots voltou (foi tirada do beta 2 sem motivo aparente).

Outra coisa chata que foi resolvida neste build é fechar apps na "gaveta" multitarefa. Para fechar apps, em vez de pressionar e segurar um app de cada vez, e fazer aparecer o sinalzinho de menos, agora você vê todos os ícones receberem o sinal de menos quando se pressiona e segura um deles. Bem mais rápido.

As duas funções a seguir podem ser acessadas movendo a "gaveta" de multitarefa para a esquerda. Para vocês que tentam usar o iPhone na cama e ficam frustrados porque a tela fica virando, ótima notícia: trava de orientação. Basta tocar uma vez no botão de trava na "gaveta" (a seta em círculo na imagem acima), e a tela para de girar e de enlouquecer você.

Ao lado da trava de orientação, agora tem controles básicos do iPod ara que você não tenha que sair de um app para mudar de música — claro, eu acho que isso só está compensando a ausência dos antigos controles via duplo-toque.

Dentre todas as boas notícias, também há um problema ou outro:

Seu dispositivo não vai aparecer no Find My iPhone no me.com. Você não poderá localizar, exibir mensagem, travar ou resetar remotamente seu aparelho com esta versão beta do iPhone OS.

Você, desenvolvedor registrado no iPhone Dev Center, pode baixar o beta 3 e o SDK aqui. Você descobriu algo novo no beta 3 do iPhone OS 4? [Apple]