Chega o final do ano e chega o Google Zeitgeist, resumo do que o Brasil e o mundo mais procuraram no maior site de buscas que existe. E pelo visto, o brasileiro adora redes sociais – e ainda adora ver TV.

Entre os dez termos com maior aumento em buscas, estão Rebelde, Insensato Coração, Cordel Encantado e claro, BBB11 – que revelou o bug da tela vermelha no Galaxy Tab. O primeiro termo da lista é “Facebook” – mau sinal para Google Plus e Orkut? – e em sétimo, está o Tumblr. O Formspring, que estava na lista de 2010, sumiu este ano. Outro termo interessante na lista dos top 10 é o DDTank, jogo online que “atrai jogadoras do sexo feminino pelos seus gráficos amáveis, cenários fofos e surreais, e várias roupas da moda”. Brasileirão 2011, Enem 2011 e Concursos 2011 completam a lista.

O Google Zeitgeist deste ano está mais detalhado, e traz outros aspectos das buscas: por exemplo, a pessoa mais procurada pelos brasileiros no Google é a Paula Fernandes (quem?), seguida de Bruno Mars e Gustavo Lima (quem?). O “como fazer” mais procurado do ano foi “fazer Facebook”, imediatamente seguido de “excluir Facebook”; em quarto lugar, está “recuperar Orkut”; em oitavo, “excluir Twitter”. Os filmes mais buscados no Brasil: Thor, Transformers 3, a animação Rio, Percy Jackson e Amanhecer – tudo ruim (exceto Rio!). Do cinema brasileiro, temos só Faoreste Caboclo e Amores Possíveis. Veja aqui todas as estatísticas do Google para o Brasil.

E no mundo? O termo com maior crescimento foi Rebecca Black, do irritante hit Friday. Dos dez termos da lista, cinco têm a ver com o mundo da tecnologia: Google Plus (olha só!), Battlefield 3, iPhone 5 – ops! – Steve Jobs e iPad 2. Também está na lista o termo ?? ?? – é a Tokyo Electric Power Company, responsável pela usina nuclear de Fukushima, afetada pelo tsunami e terremoto de março no Japão. Este ano, o Google caprichou na apresentação da lista completa de buscas, que você confere aqui: [Google Zeitgeist]