Alguém vazou as primeiras imagens do mais novo sabor do Android no RootzWiki e no Android Police, com algumas novidades na interface que lembram o Honeycomb. O Ice Cream Sandwich será usado tanto em smartphones como em tablets, e promete combater a fragmentação com atualizações padronizadas vindas das principais fabricantes. Já sabemos algumas coisas com as imagens vazadas, mas o que esperar para a próxima versão do Android?

O que vazou

O Ice Cream Sandwich (ICS) é a proposta do Google para fundir o Gingerbread (para smartphones) e o Honeycomb (para tablets), então faz sentido que a interface ganhe detalhes presentes hoje só no Honeycomb. Primeiro de tudo, as cores: o ICS adotou a principal cor do Honeycomb – a interface estará bem azul.

O ICS também deve ganhar um novo launcher semelhante ao do Honeycomb. No ICS, o launcher separa os apps dos widgets.

Uma novidade do Honeycomb foi o botão de multitarefa na tela, e parece que teremos algo semelhante no ICS: é o que parece ser o ícone no canto inferior direito, mas nem o RootzWiki nem o Android Police tem certeza disto. Mas veja o canto superior esquerdo: tem uma barra de pesquisa do Google fixa no topo, assim como no Honeycomb.

A barra de notificações também ganhou um novo visual, com notificações maiores e uma barra inferior (que você arrasta para cima para fechar) com o estilo do Honeycomb. Há uma barra branca entre o nome da operadora e as notificações em si, mas não sabemos do que se trata.

E toda a especulação sobre o número de versão do Android não foi resolvida aqui. O ICS é a versão 2.4 ou 4.0? Para o Google, ao que parece, o número de versão é “ÏceCreamSandwich”. Uma coisa é clara, no entanto: o ICS ainda não usa o kernel 3.0 do Linux. No entanto, o Android Police diz que este build do ICS é bastante recente.

Algumas novidades não aparecem em fotos: segundo o Android Police, a câmera tem um novo modo panorâmico, e o Gmail ganhou novo visual para combinar com o sistema (e quem sabe ficar bonito!). Ao que parece, o Nexus Prime – próximo grande smartphone da Samsung com tela HD – será o primeiro a ter ICS, enquanto os outros (como o Nexus S) o recebem via atualização.

O que esperar

O Android and Me fez uma lista das 13 novidades a se esperar no Ice Cream Sandwich. Algumas até correspondem ao que vazou, enquanto outras fazem sentido pela própria evolução do Android. O Google já revelou algumas coisas que veremos no ICS, mas o que esperar além disso? Eis as principais novidades que esperamos:

– Interface dos tablets Honeycomb em smartphones: os belos widgets redimensionáveis, os novos ícones, a preferência pelo azul, e a interface holográfica do Honeycomb – tudo deve chegar às telas dos smartphones também. Imagine ver os elementos da tela acima otimizados para seu celular? Isto pode chegar nos próximos meses.

– Otimização para processadores com vários núcleos: nada é mais triste que ver um aparelho com processador dual-core engasgando nas tarefas mais simples. O Android 2.x tem suporte a processadores com vários núcleos, mas não foi otimizado para tanto. Repensar o sistema para estes novos processadores deve trazer ainda mais velocidade ao robozinho – e sabemos que o Google é viciado em velocidade.

– Quase duas vezes mais rápido: uma fonte disse ao Android and Me que o ICS é até 1,8x mais rápido que o Honeycomb, sem dar mais detalhes – é só o navegador, ou o sistema como um todo? Mesmo assim, é seguro supor que esta será a versão mais rápida do Android.

– Fabricantes terão maior rigidez na customização: também segundo fontes, o Google está criando uma engine que permite às fabricantes (a Sony foi citada) personalizar a interface do Android sem afetar o código do sistema. Isto pode acelerar as atualizações, permitindo que o Android receba updates mais rápido – já que a interface criada pela fabricante não afeta o sistema por baixo dela. É uma boa forma de combater a fragmentação.

– Suporte a smartphones atuais: o Google disse que a maioria dos celulares rodando oficialmente o Android 2.3 podem rodar o ICS também. Isto não significa que todos eles serão atualizados, mas pelo menos o Nexus One e o Nexus S devem receber o update. E isto significa que você poderá usar ROMs customizadas, como o CyanogenMod, sem problemas no seu aparelho.

– Novos truques na câmera: o próprio Google já demonstrou algumas novidades, como alterações em tempo real nas imagens, truques 3D de perspectiva, e o operador virtual de câmera – o software detecta quem está falando num chat em vídeo, e dá zoom no rosto da pessoa. As novidades estão no vídeo acima, do Google I/O, a partir do ponto 3:00.

– Um concorrente ao Game Center da Apple: sim, o Android já tem redes sociais de jogos, como o OpenFeint e o Scoreloop, mas nenhum concorrente oficial do Google para o Game Center. Isto deve mudar em breve: o próprio Google+ já está recebendo jogos e a novidade, segundo fonte, pode chegar no Ice Cream Sandwich.

O Ice Cream Sandwich deve ser lançado no quarto trimestre. [RootzWiki, Android Police, Android and Me]