Você já sabia há algum tempo que o Windows Live Messenger, o MSN, iria receber uma reformulação completa, com integração a redes sociais, compartilhamento fácil de fotos e vídeos, conversas unidas na mesma janela e mais. Agora você pode testar o beta do WLM, que vem com todas essas novidades. O que você achou?

Se você ainda não baixou a nova versão, basta ir aqui. Melhor escolher a opção "Choose the programs you want", para escolher o que você quer instalar – a opção padrão do site inclui outros programas além do Messenger. Vale lembrar que o novo WLM ainda está em versão beta, então talvez você queira esperar sair a versão final para atualizar. Ah, e ele não funciona no Windows XP.

   

A nova interface com integração às redes sociais é relativamente leve (testei o WLM no meu laptop velhinho), mas pode ser desativada para mostrar apenas sua lista de amigos, como antigamente. Agora você pode ficar invisível apenas para certas pessoas – aqueles chatos que você não quer tirar dos contatos – e pode ver, em um só lugar, para quem você está invisível. A janela de bate-papo agora reúne todas suas conversas: cada conversa fica dentro de uma aba, que você pode reposicionar à vontade. E a galeria de fotos – que surge quando você clica uma foto dentro do WLM – impressiona pela simplicidade e pelo visual. Você pode navegar com as setas do teclado e inserir comentários direto na interface.

Para quem usa o Windows 7, o WLM traz duas boas novidades: em vez de duas janelas (uma com seu status no MSN, outra com a interface), o WLM só ocupa uma janela. E você pode mudar seu status direto na barra de tarefas, escolhendo entre as quatro opções na miniatura, como você pode ver acima.

O Windows Live Messenger faz parte do Windows Live Essentials, pacote de software que inclui os programas Galeria de Fotos, Movie Maker (edição simples de filmes), Writer (para criar posts de blogs), Mail (cliente offline de e-mail), além de três complementos e a ferramenta Sync, que sincroniza arquivos entre computadores e funciona no Windows e Mac, além de ter suporte a acesso remoto. Todos estes programas receberam melhorias, seja na interface, seja na eliminação de bugs.

O Windows Live Essentials beta é um download gratuito para Windows Vista e 7. O que você achou dele? Conte nos comentários. [Windows Live Essentials beta via Lifehacker]

UPDATE: Eu consegui me logar sem problemas – o que é um milagre – mas algumas pessoas estão tendo problemas em se logar no novo MSN. O usuário viniciusmuniz explica como corrigir isto:

Pra quem está recebendo o erro 8100043b "We can’t sign you in to Windows Live Messenger." ao tentar logar no WLM, faça o seguinte:

– Abra o editor de registro: abra o menu Iniciar, digite "REGEDIT" e tecle Enter;

– Exclua a entrada de registro

HKEY_CURRENT_USERSoftwareMicrosoftMSNMessengerMachineName

– Vá em Iniciar, clique com o botão direito em Computador e então vá em Propriedades. Mude o nome de seu computador (ID de Rede) para um nome sem acentos ou caracteres especiais (no meu caso, o problema era um "-").

Esta solução envolve alterações no registro, então tome muito cuidado e, se você não souber usar o registro, melhor esperar pela versão final do WLM. [Valeu Vinícius!]