O Project Glass, projeto do Google de óculos com realidade aumentada, é oficial e já vimos como ele é na vida real. Mas desde que o projeto foi anunciado, quem usa óculos de grau com certeza se pergunta: como o Project Glass vai funcionar para mim?

Felizmente, o Google parece estar considerando o assunto. Isabelle Olsson, da equipe do Project Glass, explica no Google+:

Nós idealmente queremos que o Project Glass funcione para todo mundo, e estamos experimentando designs feitos para serem extensíveis a diferentes tipos de armações de óculos. Muitos membros da nossa equipe usam óculos também, então isto é definitivamente algo que estamos levando em conta.

Uma grande dificuldade aqui é projetar conteúdo para um conjunto amplo de graus de miopia, hipermetropia, astigmatismo e outros sem distorção. Isso pode parecer fácil, mas vai exigir ou lentes padronizadas para os óculos, ou uma adaptabilidade fora do comum no projetor do Project Glass. E há também o problema de como o projetor iria se adaptar a todo tipo de armação.

Lentes de contato resolveriam isto? Talvez elas pudessem ir além e ser o Project Glass. Um dos engenheiros na equipe do projeto, Babak Parviz, trabalha com lentes de contato que projetam informações nos olhos de quem as usa. Ele liderou o estudo para criar esta lente de contato, que começa a implementar uma tela em nossos olhos – mas por enquanto é só um pixel.

Ainda não está claro como o Google vai resolver o problema do HUD para óculos, mas eles mostrara o mockup acima de como poderia ser. Ainda é melhor que o conceito da Nokia. [Google via Engadget]