O Google Now recebeu uma atualização que o permite receber seus comandos de voz em qualquer tela – seja em outro app, seja na tela de bloqueio. Agora, ele aceita o comando “OK Google” mesmo se você usar o português do Brasil.

Até então, para ativar o “OK Google” em nosso idioma, era preciso seguir um tutorial bem complicado – ou usar o Moto X, único aparelho com esse recurso. Agora, você verá o aviso “Diga OK Google” na barra de busca e no Google Now.

No meu Nexus 4, o comando só funciona quando estou no Google Now, ou quando estou usando o Google Now Launcher – o laucher padrão não responde ao “OK Google”. Tudo funciona como no vídeo abaixo:

Se você estiver rodando o app Pesquisa Google na versão 3.5.15, esse recurso deve ser ativado automaticamente. Caso contrário, abra o Now, desça até o fim (ou pressione o botão Menu), vá em Configurações > Voz > Detecção de “OK Google”.

Aqui eu só tenho a opção “A partir do aplicativo Pesquisa Google”, mas outros usuários relatam surgir as opções “A partir de qualquer tela” e “A partir da tela de bloqueio”.

Aparentemente, elas ainda não podem ser ativadas: o Google diz que “o recurso não está disponível para o idioma”. Por enquanto, isso está restrito a “falantes de inglês nos Estados Unidos” e a dispositivos com Android 4.3 (KitKat) ou superior. Essas opções funcionam como no vídeo abaixo, cortesia do Droid-Life:

Você já está usando o “OK Google” com comandos em português?

[Valeu, Gilberto Marques!]