Há algum tempo, a Sony anunciou um produto curioso: um cilindro com os componentes de uma câmera, que você pode usar com seu smartphone para tirar fotos. E parece que a Olympus gostou da ideia.

A empresa anunciou o Olympus Air A01, um novo produto para o Japão que imita o que a Sony fez no passado com a linha QX. Trata-se de um sensor de câmera e suporte para lente controlados totalmente pelo seu smartphone.

Este dispositivo se agarra às laterais do smartphone e se conecta a ele via Wi-Fi. Tudo é controlado a partir de um app da Olympus para Android e iOS, mas o Air A01 tem um botão físico de obturador. Ele usa um sensor micro quatro-terços de 16 megapixels, e é compatível com todas as lentes para esse sistema – você pode mesmo trocar a lente, ao contrário da Sony QX.

As especificações parecem muito boas: sistema de autofoco de 81 pontos, modo contínuo de 10 fotos por segundo, e um obturador eletrônico que dispara em até 1/16000 s. É bem parecido com as especificações da recém-anunciada câmera mirrorless OM-D E-M5 Mark II, também da Olympus.

Olympus Air A01 - lente

Em 2013, a Sony deixou muita gente confusa quando criou o conceito de prender um cilindro enorme na traseira do smartphone. Em nosso review, notamos que a QX100 tira fotos com qualidade excepcional, mesmo em pouca luz, mas ela não é nem um pouco prática: é demorado pegar a câmera, conectá-la ao smartphone e conseguir tirar uma foto.

Mas, no Japão, essa câmera se saiu bem melhor. Por isso a Olympus decidiu limitar o lançamento do Air A01 em terras nipônicas – a menos que ele venda tão bem que possa chegar oficialmente a outros países, como os EUA. O kit com corpo e lente custará o equivalente a R$ 1.300 quando for lançado em março. [Olympus]