_Smartphones

A OnePlus está coletando seus dados pessoais sem avisá-lo

Em resposta à polêmica, empresa divulgou comunicado explicando como desativar parte da coleta de dados

A OnePlus sempre teve uma dura batalha para se impor e ganhar credibilidade, e essa luta acaba de ficar mais difícil. O pesquisador de segurança Chris Moore apontou que os dispositivos com o sistema operacional da companhia, o OxygenOS, coletam uma grande quantidade de dados dos usuários atrelando-os pessoalmente aos donos dos aparelhos.

• [Review] O OnePlus 5 é o novo Android que copia o iPhone – de uma maneira muito boa
• 22 mil pessoas concordaram limpar banheiros por acesso Wi-Fi porque elas não leram os termos

A coleta de dados em si feita pela OnePlus não é nada diferente do que tantas outras empresas fazem: acompanhamento da frequência com que você desbloqueia o celular, os aplicativos mais usados e seu padrão de uso deles, as redes Wi-Fi a que você se conecta, entre outros.

O problema é que, como revelado por Moore e noticiado pelo Engadget, não há anonimidade nesse processo. A OnePlus está transferindo toda essa informação que coleta sobre você acompanhada do número de série de celular, o que significa que todos esses dados são pessoalmente identificáveis. Além disso, a coleta desses dados não era alertada durante a configuração do aparelho, como acontece com outras marcas (como quando você aceita compartilhar relatórios de uso com o Google, por exemplo).

Em resposta à polêmica, a empresa divulgou um comunicado explicando brevemente seu processo de coleta de dados e explicando como desativar parte deles.

“Nós transmitimos com segurança dados analíticos em duas correntes diferentes por meio de HTTPS para um servidor Amazon. A primeira corrente é de análise de uso, que coletamos para afinar mais precisamente o nosso software de acordo com o comportamento do usuário. Essa transmissão de atividade de uso pode ser desligado indo em ‘Configurações’ -> ‘Avançado’ -> ‘Inscrever-se no programa de experiência do usuário’. A segunda corrente é de informações do dispositivo, que coletamos para oferecer melhor suporte pós-venda.”

Isso, no entanto, não muda o fato de que a OnePlus estava coletando dados sensíveis e ligados à identidade de seus usuários sem pedi-los de maneira explícita. Vai saber quantos usuários estão cientes de todos os dados sendo coletados e, mais importante, da maneira como isso tem sido conduzido, e o comunicado acima dificilmente alcançará absolutamente todos os donos de dispositivos OnePlus. A companhia precisará fazer mais para reconquistar a credibilidade conquistada a duras penas.

[Engadget]

Sair da versão mobile