Windows/Mac/Linux: A Opera acabou de lançar oficialmente a versão 11 do seu rápido navegador, que oferece cada vez mais extensões, agrupamento inteligente de abas, gestos de navegação com botão direito, e mais funções que você verá nos outros navegadores no futuro.

A novidade mais interessante do Opera 11 são as abas agrupáveis. Se você lida com muitas abas abertas como eu, sabe como é difícil se organizar no navegador. Com o agrupamento, basta arrastar uma aba para cima da outra e elas viram uma só – passe o mouse por cima dela para ver as abas agrupadas. Esta solução me parece mais elegante que o Panorama, agrupador de abas do Firefox 4, e deveria ser implementada logo no Chrome.

Os gestos com o botão direito também são uma boa novidade: segure o botão direito do mouse e mova o cursor para a esquerda para voltar uma página; esquerda para avançar; cima para parar; e baixo para abrir o link em uma nova aba. E, seguindo os passos do Firefox, Chrome e Safari, o Opera agora tem suporte a extensões, e você pode ver a galeria de add-ons para escolher os que você quiser.

Você pode ver todas as novas funções do Opera 11 na página do navegador, mas muito do que está disponível agora já foi visto nas versões alpha e beta. Nós também passamos o Opera 11 pelos nossos testes de velocidade, e ele teve desempenho geralmente bom em relação aos outros, e saiu na frente nos testes de CSS/layout.

O Opera 11 é um download gratuito para Windows, Mac e Linux. Diga-nos o que você curtiu nesta versão, ou quais extensões do Opera você recomenda, nos comentários. [Opera 11]