Atalhos de teclado são a essência da produtividade no PC. Enquanto novatos ficam caçando botões para clicar com o mouse, veteranos na área de tecnologia passam o dia de trabalho com facilidade graças a um conjunto de combinações de teclas que realizam tarefas úteis em segundos. Claro, todo usuário de PC conhece alguns atalhos, e muitos usuários experientes como você já esqueceram mais atalhos de teclado que a maioria dos usuários jamais aprenderá. Mas eis aqui 10 combinações que até mesmo você pode ainda não conhecer.


1. Windows + L

Saindo do PC por um tempo? Afaste olhares indiscretos com este atalho rápido que bloqueia o PC instantaneamente.

2. Shift + Delete

A forma preguiçosa de deletar coisas no Windows é arrastá-la para a Lixeira. A forma mais preguiçosa ainda é selecionar o arquivo e teclar em Delete. E se você for ultrapreguiçoso – e mais esperto que um usuário médio – você pode evitar a Lixeira completamente pressionando Shift + Delete. Você só não poderá recuperar o arquivo se o quiser depois (você pode usar o gratuito Recuva para isso), mas também não precisa se preocupar em esvaziar a Lixeira se usar este método para se livrar de arquivos indesejados.

3. Alt + F6

Se você tem várias janelas abertas de um mesmo programa, este atalho permite mudar entre elas rapidamente. Este atalho só vale para o Windows XP; para o Windows 7, você pode trocar entre janelas abertas de um mesmo programa pressionando Ctrl e clicando no ícone do programa.


4. Shift + Ctrl + N

O Windows 7 deixou um pouco mais fácil criar novas pastas no Windows Explorer. Agora você pode só teclar Shift + Ctrl + N para criar uma nova pasta, que aparece com este nome – “Nova Pasta” – para você colocar o nome e teclar Enter para ir a sua próxima tarefa.

5. Windows + M

Você tem um monte de janelas bagunçadas em sua tela? Pressione Windows + M para minimizar todas as janelas para a Barra de Tarefas. É uma boa forma de se reorganizar, e uma forma ainda melhor de esconder o que você estiver fazendo de visitantes inesperados. Quando você quiser todas as janelas de volta, pressione Windows + Shift + M e todas as janelas abertas serão restauradas. Este atalho funciona melhor que o Windows + D, porque sempre restaura a janela que estava ativa quando todas foram minimizadas; com o Windows + D, você nem sempre volta à janela onde estava.


6. Windows + Barra de Espaço

Se você só quer dar uma olhada na área de trabalho (por exemplo, para localizar um arquivo que você deixou lá), não precisa minimizar todas as janelas com o atalho Windows + M. Em vez disso, pressione Windows + Barra de Espaço no Windows 7, e todas as janelas abertas ficarão transparentes, para você ver através delas. Isto funciona mesmo com janelas maximizadas ou em tela cheia. Para retornar ao normal, basta soltar as teclas.


7. Windows + Shift + Esquerda ou Direita

Se você usa dois monitores para maximizar seu espaço de visão, você provavelmente quer usar um monitor como a tela principal para trabalho, e o segundo como um espaço separado para janelas ativas. Ou talvez você precise mudar as janelas de um lado para outro. Em ambos os casos, pressionar Windows + Shift + Seta para Esquerda leva a janela selecionada da tela direita para a tela da esquerda, e usar a Seta para Direita faz o inverso: leva a janela da tela direita para a esquerda. Se você só tem um monitor, use Windows + Esquerda ou Direita para deixar a janela na metade da esquerda (ou da direita) na tela.


8. Windows + 1, 2, 3 etc.

O Windows 7 apresentou uma nova função que permite fixar programas na Barra de Tarefas para acesso rápido. Uma forma ainda mais rápida de acessá-los é com este atalho de teclado: pressione Windows + 1 para abrir o primeiro programa fixado na Barra de Tarefas (da direita para a esquerda). O Windows + 2 abre o segundo programa, Windows + 3 abre o terceiro, e assim vai. Se o programa já estiver aberto, ele será apenas ativado; se o programa tiver várias janelas, pressionar Windows + (número) vai mostrar cada uma das janelas abertas, na ordem que foram abertas (há uma forma mais rápida de acessá-las, veja o próximo atalho).

9. Windows + T

O Windows + (número) abre os programas fixados na Barra de Tarefas, mas se alguns deles já estiverem abertos, há uma forma de navegar entre elas. Pressione Windows + T e você irá para o próximo ícone fixado. À medida que você navega, se o programa estiver aberto, você verá as miniaturas – mesma coisa que acontece quando você passa o mouse por cima do ícone. Quando você chegar no programa que quer, tecle Enter para trazê-lo para a frente.


10. Ctrl + Shift + Esc

Para abrir o Gerenciador de Tarefas, você precisa trava o computador? Você se acha esperto por digitar “taskmgr” no Menu Iniciar e abrir mais rápido o programa? Economize tempo, cliques e teclas pressionando apenas Ctrl + Shift + Esc, e feche aquele programa ou processo que resolveu encrencar com você.

A Maximum Tech traz até você as últimas notícias de tecnologia, reviews e tutoriais.