_Apple

Os detalhes do iOS 7: multitarefa, Safari, nova câmera e mais

O iOS 7 está bem diferente. Tão diferente, na verdade, que esta é a maior mudança desde que o iPhone foi apresentado em 2007. Está mais minimalista, mais elegante, mais “flat”. Eis os mínimos detalhes sobre o novo iOS 7: Multitarefa em todos os apps Até agora, a multitarefa era limitada no iOS. Mas a partir […]

Novo iOS 7.

O iOS 7 está bem diferente. Tão diferente, na verdade, que esta é a maior mudança desde que o iPhone foi apresentado em 2007. Está mais minimalista, mais elegante, mais “flat”. Eis os mínimos detalhes sobre o novo iOS 7:

Multitarefa em todos os apps

Até agora, a multitarefa era limitada no iOS. Mas a partir do iOS 7 funcionará em todos os apps, e com a promessa de não fazer a sua bateria durar bem menos do que deveria durar. 

Ele é inteligente: aprende seus hábitos e atualiza os apps que você usa com mais frequência, e deixa os que você não usa tanto assim de lado. E não se preocupe com seu plano de dados: ele não vai tentar atualizar o que está no fundo se você estiver com uma conexão lenta.

Safari

O Safari vai ser atualizado também no iOS – não apenas no Mac OS X Mavericks. Ele ganhou uma nova interface e está um pouco mais parecido com o Chrome.

A Apple adicionou um campo de busca “inteligente” que mostra seus favoritos assim que você toca. Ele também ganhou a Reading List para você ver itens que marcou para ler mais tarde, assim como a integração do iCloud Keychan (nada mais de digitar senhas em vários aparelhos diferentes!). As abas vão ser empilhadas verticalmente e você poderá abrir mais do que oito simultaneamente.

Câmera

O app da Câmera está bem diferente e ganhou novas funcionalidades e uma navegação mais simples. Mas algumas dessas coisas – filtros – já existem em vários outros apps por aí.

Para trocar entre foto, vídeo ou o novo modo de “fotos quadradas” com filtros (Instagram), basta deslizar a parte de baixo da tela.

As suas imagens também podem ser organizadas automaticamente usando metadados – assim, o app cria um álbum “Momentos” a partir das informações de data e local em que as fotos são tiradas. Essas novidades já apareciam em outros apps por aí, então parece que, neste ponto, a Apple se esforçou muito mais em alcançar competidores do que criar algo novo.

Siri

A assistente do iPhone tem uma nova interface e mostra resultados em tela cheia. E ganhou uma nova voz – duas, na verdade, já que a feminina foi mudada e a Apple também incluiu uma masculina. Ela também ganhou a integração de outros serviços, como Twitter, Wikipedia e Bing.

Control Center

Tinha uma coisa que queríamos muito que a Apple copiasse do Android, que era uma maneira mais simples de acessar as configurações. E ela fez isso. Eis o novo Control Center.

Deslize o dedo de baixo para cima no seu dispositivo para modificar configurações, brilho, controle de multimídia e mais. Bem mais simples do que antes.

AirDrop

Compartilhar arquivos vai ficar um pouco mais fácil no iOS 7 com o AirDrop. Assim como nas versões de Mac OS X, você poderá enviar fotos, contatos e anotações por uma conexão Wi-Fi ou até mesmo via BlueTooth – e você pode enviar para mais de uma pessoa simultaneamente. O AirDrop, no entanto, só estará disponível no iPhone 5, iPad 4, iPad Mini e iPod Touch 5ª geração.

iOS no carro

É isso mesmo: alguns carros vão rodar o iOS no ano que vem. Você poderá fazer e receber ligações e, no futuro, buscas na internet (pelo Bing) e usar apps como Twitter e Wikipedia – tudo controlado pelo Siri. É o mais próximo de “carro da Apple” que veremos por um bom tempo.

A Apple falou muito pouco sobre como tudo vai funcionar, e certamente ele será muito mais do que esta tela acima.

Mas não se anime: você não poderá ter um desses carros por um tempo. Eles só serão lançados no ano que vem e, inicialmente, 12 montadoras devem lançar carros com o iOS:

O iOS 7 estará disponível a partir da primavera – ou seja, a partir de outubro. Ele rodará em iPhone 4 e posteriores, iPad 2 e posteriores, iPad Mini e iPod touch de 5º geração.

Sair da versão mobile