Se você vai passar férias em Nova Iorque, Londres, São Francisco, Paris, Amsterdam, Veneza, Chicago, ou qualquer cidade bacana nos próximos meses, estes mapas mostram para você onde estão os mais populares lugares fotografados da cidade.

  

 

 O usuário do Flickr Erich Fisher criou esses mapas usando as informações de geolocalização das fotos do Flickr, combinada com a cidade natal do fotógrafo. Os pontos vermelhos mostram os lugares mais populares, onde todos os turistas vão e fazendo “oooh!” e “ahhh!”, tirando fotos que serão usadas para torturas familiares e amigos com aquela pilha de fotos novas. Os pontos azuis mostram as fotos tiradas pelos próprios moradores da cidade, e os amarelos representam os indefinidos.

No Brasil, a única cidade representada é São Paulo. Como ela é muito grande, é difícil ver os pontos na imagem pequena. Mas é só abrir a versão maior para ver que tanto os turistas como os moradores locais gostam mesmo é de fotografar o centro da cidade, a Avenida Paulista e o Parque do Ibiraupera.

Sem querer, o mapa serve para os moradores locais desviarem da massa de turistas. Mas isso não é lá muito útil, já que todo morador de uma cidade turística conhece esses pontos na palma da mão.

Veja todos os 79 mapas em alta resolução nesta página do Flickr. [Flickr via Gawker]