Postes que funcionam através de painéis solares são um grande passo para reduzir o consumo de energia. Mas e se o chão das vias públicas pudesse brilhar no escuro?

Uma empresa do Reino Unido patenteou uma substância em spray que faz com que o chão brilhe por algumas horas. A Pro-Teq desenvolveu o produto, que se chama Starpath (Caminho das estrelas). O projeto foi uma encomenda do Conselho da cidade de Cambridge, no intuito de reduzir os custos de energia.

O processo de implantação é bem rápido: depois que uma base de poliuretano é aplicada – aparentemente asfalto e concreto são as superfícies ideais-, uma camada de secante basta para fazer com que o spray funcione.

O único problema – que é o que vai garantir o futuro das lâmpadas, pelo menos por enquanto – é que não dá pra desligar as calçadas iluminadas pelo spray. Embora um beco escuro não pareça particularmente convidativo, não é difícil imaginar que o Starpath pode vir a se tornar “poluição luminosa”.

Colocando nossas fantasias feitas de neon de lado por um minuto, pode ser bem complicado vender em grande escala um spray iluminador de ruas. Mas se o uso for planejado e essencialmente noturno, bom, aí a coisa começa a fazer sentido. [PSFK]