_Mac

OS X Yosemite: o sistema operacional dos Macs aprende com o visual do iOS

Craig Federighi acaba de anunciar a próxima versão do OS X, chamada Yosemite (ou 10.10). Ele ganhou um novo visual que o aproxima do iOS, mas a mudança não é tão drástica quanto a que vimos no ano passado. Os ícones ganharam um estilo mais flat, porém não mudaram tanto quanto a transição do iOS […]

Craig Federighi acaba de anunciar a próxima versão do OS X, chamada Yosemite (ou 10.10). Ele ganhou um novo visual que o aproxima do iOS, mas a mudança não é tão drástica quanto a que vimos no ano passado.

Os ícones ganharam um estilo mais flat, porém não mudaram tanto quanto a transição do iOS 6 para 7. As barras de ferramentas e elementos de tela foram refinados, e ganharam elementos translúcidos.

Por exemplo, os apps Mensagens e Calendário ganham um efeito de vidro, mas só na barra lateral – é um pouco diferente do que estávamos acostumados a ver no Windows Vista ou 7. Também há um modo escuro, além do branco translúcido.

Central de notificações

O Yosemite vai receber uma nova central de notificações, mais semelhante à do iOS, incluindo até mesmo a seção “Hoje” com o que estiver agendado para o dia. Há uma adição aqui, no entanto: widgets. Na demonstração, ele exibe o calendário, previsão do tempo e preços de ações; você pode editar quais deles serão exibidos, e também instalar widgets de terceiros através da Mac App Store.

Busca

O sistema ganhou uma caixa de busca do Spotlight na área de trabalho, que exibe resultados em tempo real do seu computador e na web (Bing). Por exemplo, ao buscar por “Yosemite”, aparece o link da Wikipédia, o mapa do local (na Califórnia) e notícias recentes. Busque por sushi, e você recebe resenhas do Yelp e um mapa com os estabelecimentos. Digite “Numbers” e aparece não só um atalho para o programa, como as últimas planilhas que você abriu.

iCloud Drive

O iCloud ficou mais simples de acessar: agora você pode acessar seus documentos através do Finder, e sincronizá-los automaticamente entre Macs e PCs com Windows. É como um Dropbox, mas da Apple.

Mail

O app Mail recebeu uma nova interface mais clean e amigável. E com o Mail Drop, você pode enviar arquivos de até 5 GB por e-mail usando o iCloud. Também é possível desenhar em imagens (ou PDFs) que você enviar pelo app usando a função Markup.

Safari

O Safari ganhou uma versão bastante simplificada, semelhante à do iOS, com apenas uma barra na parte superior – que serve para inserir URLs e reunir seus favoritos (você pode ativar a barra de favoritos se quiser). Também há um meu Compartilhar melhorado, que permite enviar itens às últimas pessoas com quem você compartilhou páginas da web, por exemplo.

O navegador também reúne as abas em “pilhas” quando você tiver muitas delas abertas. E finalmente, agora é possível criar janelas anônimas, como outros navegadores fazem há anos.

A Apple diz que o novo Safari rende até duas horas a mais de streaming no Netflix em um MacBook; Chrome e Firefox consomem mais energia e gastam a bateria mais rápido. E Federighi ainda diz que o Safari é o navegador mais rápido em termos de JavaScript. Será?

Leia mais: Lifehacker Pack 2013: nossa lista de melhores apps para Mac

Integração entre iOS e Mac

Há uma nova função chamada Handoff: quando estiverem próximos, dispositivos da Apple sabem o que cada um está fazendo. Por exemplo, se você começa a fazer uma apresentação no Mac, basta pegar o iPad e continuar – o app do Keynote já estará aberto no tablet com a apresentação.

Isso também vale no sentido inverso: se você estiver escrevendo um e-mail no iPhone, o Mac reconhece isto e sugere que você o termine no computador. E também significa que você pode receber notificações do iOS no Mac, ou vice-versa. E mais: dá até para atender ligações do iPhone no seu computador com OS X Yosemite, mesmo se o celular estiver longe!

Além disso, caso você esteja usando o MacBook e não haja internet próximo a você, você automaticamente receberá um aviso perguntando se você deseja usar o iPhone (que precisa estar próximo ao laptop) como um hotspot Wi-Fi.

E o AirDrop agora funciona entre iOS e Mac. Finalmente! Ele estava disponível para OS X desde 2011, e para iPhone/iPad/iPod Touch desde o ano passado, mas curiosamente, esta troca de arquivos via conexão Wi-Fi ou Bluetooth não podia ser feita entre Mac e iOS – com o Yosemite, isso foi resolvido.

iMessage

O iMessage recebeu uma nova interface no Mac, e agora lida com SMS do seu iPhone também. Ou seja, quem lhe enviar mensagens, seja via iMessage, seja via SMS, conseguirá chegar até você caso seu celular esteja no bolso ou na mochila.

Quando?

O OS X Yosemite estará disponível a partir de hoje para desenvolvedores, e “no outono” americano (quarto trimestre) para todos os usuários. A atualização, mais uma vez, será gratuita.

Atualizado às 16h47

Sair da versão mobile