Em 2 de abril de 1987, a IBM lançou seu plano para revolucionar a indústria dos PCs: um sistema operacional de próxima geração chamado OS/2. Co-desenvolvido pela IBM e Microsoft, ele foi criado para substituir o DOS e mudar a forma que usávamos computadores. Infelizmente, não foi o caso. Mas ele ainda aparece em alguns dos lugares mais inusitados.

O OS/2 estava à frente do seu tempo. Já naquela época ele tinha multitarefa, por exemplo, e sua interface permitia dar clique com o botão direito para alterar configurações. Ele estava abrindo caminho para o futuro, como você pode ver nesta admirável reportagem da Time. Na verdade, mesmo que o Windows tenha se tornado o OS dominante, fazendo o OS/2 fracassar comercialmente, muitos usuários industriais o adotaram.

E ainda o adotam. A cidade de Nova York o utiliza em seus sistemas que leem bilhete único. A rede americana de supermercados Safeway o usa nos caixas. E ainda há muitos caixas eletrônicos de banco nos EUA que rodam OS/2. Mesmo velho, fracassado e esquecido, ele não se vai. [Time]

Foto por Malvineous/Creative Commons