Lavar louça, desentupir a privada, fazer aquele relatório chato no trabalho… Não há muito como fugir de coisas chatas da vida adulta – os americanos tem até uma palavra específica para isso: chores. Eu particularmente incluiria no rol de atividades ingratas (imagino que não estou sozinho nessa) as idas ao mercado. Para minimizar estes sofrimentos diários existe o Out of Milk, app exclusivo para Android, que de tão bonito e bem pensado faz com que tudo isso possa ficar quase legal.

O Out of milk destaca-se em meio a zilhões de aplicativos semelhantes pela qualidade final. Seus criadores, desenvolvedores de Pensacola, EUA, estão cientes da deficiência de bons títulos no Android Market e prometeram uma longa linha de aplicativos úteis e bem feitos. Se eles mantiverem o nível do Out of Milk, vem coisa (muito) boa por aí…

O que é?

É um aplicativo de listas, com três tipos delas: de compras, de itens da despensa e de tarefas (to do list). Um tema comum, mas que brilha no Out of Milk pela execução: o aplicativo é lindíssimo e muito bem feito, roda liso em praticamente qualquer Android (+1.5) e esbanja recursos mesmo em sua versão gratuita.

Cada tipo de lista tem suas peculiaridades, não são apenas nomes diferentes para a mesma coisa. Na lista de compras, por exemplo, dá para inserir produtos pela leitura do código de barras, salvar histórico de preços e definir quantidades. Já na lista da despensa, existem espécies de “estantes” para cada tipo de item — por padrão vêm duas, “temperos” e “essenciais”. As listas de tarefas, por fim, permitem a inserção de lembretes em data e hora específicas.

Uma versão Pro está disponível por US$ 4,99. Ela deixa o que é bom ainda melhor, com backup e sincronia em tempo real com a nuvem, gerenciamento de listas na web/site, compartilhamento de listas com outros usuários (para fazer aquela média com a patroa!), widgets e controle de cupons de desconto.

 

Para quem se destina?

Basicamente, qualquer um que frequente mercados, ou seja, todo mundo que não mora mais com os pais. As idas às compras ganham outra dinâmica com o Out of Milk.

 

Por que é melhor que os concorrentes?

É muito bem feito, de uma fluidez rara de ser vista em aplicativos para Android. E não bastasse ser competente, ainda é bonitão: a identidade visual tem um quê meio bucólico, típico de vendinha do interior. Mesmo a versão básica tem recursos de sobra. É tanta coisa boa junta que não tem como não amar.

Como poderia ser melhor?

Vale pedir na versão gratuita os recursos da Pro? Falando sério, é difícil encontrar um ponto fraco no Out of Milk. E a relação custo/benefício do upgrade para a versão paga é mais do que justa.

Out of Milk | Android Market