Quando o Outlook.com foi lançado no final de julho, ficamos impressionados: ele realmente parecia fantástico. Seis meses depois, ele atinge a marca de 60 milhões de usuários, sai do estágio “preview” e entra em uma campanha de marketing multimilionária para convencer mais usuários a usá-lo.

Enquanto isso, quem usa Hotmail será migrado para a nova interface do Outlook.com até o terceiro trimestre – porém mantendo seu endereço de e-mail.

O que o Outlook.com ganhou ao sair do beta? Não há nenhuma função nova, apenas uma experiência mais fluida e alguns bugs eliminados. Você ainda tem várias funções interessantes, como visualização rápida de newsletters e notificações de redes sociais; envio de arquivos através do SkyDrive (para não estourar limites de arquivos anexos); e tweets e posts no Facebook dos seus contatos na barra lateral, muitas vezes substituindo propagandas.

Na verdade, as novidades mais bacanas do Outlook.com ainda estão por vir: Dharmesh Mehta, diretor-sênior do Outlook.com, diz ao The Verge que a integração com videochamadas e mensagens do Skype chega “logo após o dia 19” (hoje), assim como uma nova interface para o Calendário.

Se o “novo” app do Outlook para Android não lhe agradou – ele é basicamente o app do Hotmail lançado antes do Ice Cream Sandwich – Mehta promete uma atualização no futuro próximo. A Microsoft também vai abrir domínios internacionais em breve, então fique esperto para conseguir seu endereço @outlook.com.br.

E se você usa o Hotmail, fique atento: a interface clássica será removida “até este verão” (terceiro trimestre nos EUA). No entanto, você mantém todos os seus e-mails antigos, assim como o endereço @hotmail. A transição será gradual, e você será avisado disso por e-mail – com a opção de migrar para a nova interface agora mesmo neste link.

Para promover o Outlook.com, a Microsoft terá várias propagandas como o vídeo abaixo. A campanha começa nos EUA e se expandirá aos poucos para outros países. Felizmente, a Microsoft promete ser bem menos agressiva que em sua malfadada campanha Scroogled contra o Gmail.

Mas não dá para negar a importância de conquistar usuários da concorrência. Mehta diz que, dos 60 milhões de usuários do Outlook.com, um terço migrou direto do Gmail. Você pretende migrar também? [Outlook Blog via Engadget e The Verge]