O pagamento via celular usando NFC vem sendo testado há tempos no Brasil, mas nunca passava de testes e iniciativas pequenas. Isso deve mudar a partir de hoje, com o lançamento do PagSeguro NFC: para pagar uma conta, basta encostar seu celular em outro aparelho. Mas a novidade, por enquanto, não é para todo mundo.

O PagSeguro NFC obviamente exige aparelhos com NFC, mas por enquanto ele só está disponível para três modelos da Nokia: C7 e 701 com Symbian, e N9 com MeeGo. O app está disponível na Nokia Store. O PagSeguro NFC foi criado com apoio da Nokia e do INdT (Instituto Nokia de Tecnologia).

O vídeo acima explica como funciona: você destrava seu app com senha, espera o vendedor digitar no app dele o valor a ser cobrado, e vocês encostam os dois aparelhos para realizar a transação. Você escolhe como pagar: via cartão de crédito ou usando créditos do PagSeguro. E pronto.

A Folha diz que há duas versões do app – um para quem compra, e outro só para quem vende – e as transações financeiras, por enquanto, só funcionam entre os três aparelhos citados. Igor Taquehara, gerente de projetos do PagSeguro, diz que o app deve chegar ao Windows Phone só no ano que vem (!), e que também quer levar o app para Android e iPhone – se o próximo iPhone tiver NFC. Há apps para iOS que fazem algo semelhante sem usar NFC, como o Bump Pay.

O PagSeguro espera ganhar espaço em bares, cafés, restaurantes e lojas. Enquanto isso a Visa, que já testou o NFC no passado, diz que mantém conversas com operadoras de telefonia sobre o NFC, mas ainda não tem planos para lançá-lo no Brasil. [PagSeguro via Folha]