Uma tela com tecnologia transmissiva e reflexiva? Sim, a LG anunciou um painel de LCD para notebooks que pode ser usado tanto em ambientes internos quanto em externos.

Os LCDs geralmente funcionam ou com backlight – grosso modo, a luz parte de trás e atravessa os pixels –, ou com reflexo – a luz ambiente é usada para proporcionar o contraste. A tecnologia transmissiva, usada em telas de laptops, celulares e televisores, funciona bem em lugares com pouca luz ou com iluminação artificial, mas fracassa sob luz solar direta – situação em que a reflexiva se dá melhor.

As duas tecnologias são bem maduras, mas ainda não haviam sido combinadas de um modo prático. A Backlight Data Signal Switching Technology, da LG, permitirá que os usuários alternem entre os modos transmissivo (interior) e reflexivo (exterior) com o apertar de um botão. Para tornar as coisas ainda melhores, mudar para o reflexivo pode reduzir o consumo de energia do LCD em cerca de 75%. O painel anunciado tem 14,1” e é para notebooks, mas não vemos razão para que a tecnologia não apareça em outros tamanhos e aplicações. [Akihabara]