Por que você deveria parar de cutucar seus ouvidos com cotonete

Cutucar seu ouvido frequentemente pode causar impactação de cera, que é basicamente como se você estivesse com o nariz entupido, só que no ouvido.

Me causa aflição só de pensar na sensação que dá quando coloco um cotonete para explorar meu canal auditivo. Mas esse prazer cheio de culpa é sempre seguido por um lembrete irritante, quase como um sussurro de uma mãe preocupada com o filho pequeno que enfia de tudo no ouvido. Bem, os cientistas decidiram amplificar esse sussurro.

• Quando earbuds atacam: um aviso sobre fones de ouvido intra-auriculares
• Enxaguante bucal mata a bactéria da gonorreia, mas cuidado com o que você vai pensar em fazer

A American Academy of Otolaryngology—Head and Neck Surgery Foundation publicou uma série de orientações atualizadas sobre como lidar com a cera de ouvido. As recomendações não possuem muitas surpresas, mas te darão uma preocupação a mais: cutucar seu ouvido com cotonete frequentemente pode causar impactação de cera, que é basicamente como se você estivesse com o nariz entupido, só que no ouvido.

A cera de ouvido, também conhecida como cerúmen, é um muco que serve para lubrificar o interior das suas orelhas e prender todas as partículas de sujeira que invadem a região. Geralmente, o corpo lida bem com o acúmulo de cera, fazendo com que ela circule para fora do ouvido, onde se acumula por conta própria e gera mais células de pele, de acordo com o relatório.

Se esse processo foi quebrado, no entanto, a cera pode acumular nos ouvidos, dificultando a audição ou resultando em uma sensação de entupimento. Cerca de 10% das crianças e 5% dos adultos sofrem desse problema, com números mais elevados entre as pessoas mais velhas ou com atrasos de desenvolvimento. Novos dados sobre a impactação do cerúmen motivaram a publicação das novas recomendações.

O relatório pode ser resumido assim:

• Não limpe muito os seus ouvidos;

• Não coloque pequenos objetos, como cotonetes, em seu ouvido. Eles podem empurrar a cera para dentro do canal, tornando a impactação pior e irritando o sistema;

• Vá ao médico se tiver sintomas como dor de ouvido, perda de audição ou sensação de entupimento que talvez não tenha a ver com a cera do ouvido;

• Se você estiver sofrendo com o acúmulo de cera, pergunte ao seu médico quais são as maneiras mais seguras de tratar o problema;

• Nunca tente nenhuma técnica alternativa que envolva acender uma vela perto do seu ouvido e esperar que a cera derreta. Não faz nenhum sentido e você pode acabar com parafina dentro do seu ouvido.

No geral, você precisa lembrar que a cera de ouvido pertence aos seus ouvidos, e se você tiver algum problema com o acúmulo, vá ao médico para que ele possa removê-la manualmente. E vida que segue.

[American Academy of Otolaryngology-Head and Neck Surgery]

Imagem: Getty.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas