Na semana passada, surgiram boatos de que a Samsung planeja criar um smartphone com tela OLED curvada em três laterais do aparelho. Agora, uma patente revela como a Samsung usaria esse tipo de hardware.

A patente descreve “funções operacionais de um terminal portátil com tela curvada”. Nela, a Samsung lista uma série de aplicações de software que poderiam usar uma tela que se inclina nas bordas. São elas:

Deslize na lateral para desbloquear:

samsung patente borda curva (2)

Anexos aparecem na borda do seu smartphone:

samsung patente borda curva (3)

Nível de carregamento da bateria fica mais visual:

samsung patente borda curva (4)

A lateral serve como área de transferência, para arrastar conteúdo até ela:

samsung patente borda curva (5)

Navegue pelos contatos através da letra inicial, que aparece na lateral:

samsung patente borda curva (6)

Navegue pelos capítulos de um livro:

samsung patente borda curva (7)

De acordo com a Bloomberg, a empresa tem planos de avançar o Youm, série de dispositivos com tela curvada. Por enquanto, só temos o Galaxy Round, com tela curvada na horizontal. O próximo seria um aparelho com borda curvada em três laterais.

A ideia da Samsung é semelhante ao que ela própria mostrou em janeiro, na feira CES: notificações e mensagens aparecem na lateral, permitindo vê-las independente do ângulo em que estiver o smartphone.

Claro que a utilidade disso depende de como tudo vai funcionar, e de como você usa o seu smartphone. O smartphone da Samsung com bordas curvas deve estrear no ano que vem. [USPTO via Verge]