Ao que parece, a Apple está trabalhando numa função para compartilhar conteúdo entre dispositivos com iOS, bem parecido com o Touch to Share que a HP colocou no tablet TouchPad e smartphone Pre 3. Mas eles podem levar isto a outro nível, com animações.

De acordo com o Patently Apple, a empresa está trabalhando em um método para compartilhar arquivos, contatos, páginas da web etc. ativado por gestos. O maior exemplo disto é “jorrar” arquivos do iPhone para o iPad, como se coloca água num copo.

Exemplo: um movimento de despejar

A FIG. 1B da patente da Apple ilustra um iPhone (dispositivo 110) em movimento relativo ao iPad (dispositivo 120). Aqui, o usuário girou o iPhone acima da interface do iPad (122) de uma forma semelhante a encher um copo com água. Este movimento angular pode ser detectado por um ou mais sensores embutidos no aparelho.

Como mostrado na FIG. 1B, os objetos destacados (114a a 114d) podem ser animados para simular o efeito de gravidade, ao fazê-los “escorregar” para a parte mais baixa da interface 112 quando o dispositivo 110 for girado. A animação dos objetos cria a aparência de que os objetos têm massa e que estão reagindo a forças do ambiente físico do mundo real. Na FIG. 1C, nós vemos que o iPad pode interpretar a rotação do iPhone como um movimento de despejar, e como uma indicação de que o usuário tem a intenção de transferir os arquivos representados pelos objetos selecionados 114a a 114d.

Depois de determinar que o usuário do iPhone quer transferir os arquivos, o iPhone (dispositivo 110) determina se o iPad (dispositivo 120) está presente e disponível para receber os arquivos. Depois que uma ligação for estabelecida entre os dois dispositivos via Bluetooth ou RFID, e autenticada, o iPhone poderia pedir que o iPad aceite a transferência de arquivos.

Outros exemplos com movimentos físicos incluem objetos flutuando, fricção, forças repelentes e um efeito de vácuo que viria de algo como a Apple TV – você pode vê-los todos no Patently Apple. Tudo isso parece legal, mas talvez exagerado demais. Não dá só pra colocar os dois aparelhos lado a lado – ou um em cima do outro – e pronto? [Patently Apple]