_Microsoft

Computadores com Windows 10 terão suporte a apps do HoloLens no ano que vem

O HoloLens projeta imagens sobre o mundo real rodando a plataforma Windows Holographic, e parte dela será transplantada para PCs.

A Microsoft quer unificar a experiência de software entre diferentes tipos de dispositivos – PCs, tablets, smartphones e o HoloLens, seu headset de realidade mista. Ela dará mais um passo nesse sentido: computadores com Windows 10 poderão rodar apps holográficos.

Microsoft expande vendas do HoloLens e traz atualizações para a realidade holográfica
Como você vai interagir com o futuro através do Microsoft HoloLens

O HoloLens projeta imagens sobre o mundo real rodando a plataforma Windows Holographic, e parte dela será transplantada para PCs, permitindo rodar apps de realidade mista.

“Todos os PCs com Windows 10 no ano que vem terão um shell holográfico”, disse Terry Myerson, chefe do Windows, no evento Intel Developer Forum.

Segundo o The Verge, isso dependerá de um head-mounted display (HMD), dispositivo de vídeo usado na cabeça como um capacete. Você o conecta ao PC e roda apps do Windows Holographic, interagindo com interfaces 3D e também 2D, como o navegador Edge ou o cliente de e-mail Outlook.

Para isso, você não precisará necessariamente de um HoloLens: a Microsoft anunciou este ano que o Windows Holographic será aberto para as fabricantes criarem dispositivos de realidade mista. Mais detalhes serão revelados no evento WinHEC em novembro; esses dispositivos devem chegar ao mercado apenas em 2017.

Myerson deu a entender que nem todo PC será compatível com hologramas: ele diz que o shell do Windows Holographic rodará em computadores “mainstream”. Talvez isso não exija um chip gráfico potente, já que é resultado de uma parceria com a Intel, mas dispositivos mais lentos ou antigos podem ficar de fora.

Ainda assim, segundo o Thurrott.com, a Microsoft diz usar um mini-PC (NUC) com processador Intel para rodar a experiência holográfica em 90 fps, então parece que a barreira à entrada é baixa. Saberemos mais detalhes, é claro, em breve.

[The Verge e Thurrott.com]

Sair da versão mobile