De acordo com Scott Bolton, o principal investigador da Missão Juno da NASA, “se o capitão Kirk da USS Enterprise dissesse ‘Nos leve para casa, Scotty,’ essa seria a imagem que a tripulação veria.” É um vídeo incrível: as imagens da Lua orbitando em torno da Terra foram capturadas pela primeira vez.

Bolton descreve o vídeo: “Nas imagens, você pode observar como se estivesse dentro da Juno enquanto ela se aproxima da Terra e depois retorna para a escuridão do espaço. Não há uma imagem anterior que capture a valsa celestial entre a Terra e a Lua.”

A sequência foi filmada enquanto a Juno passou pela Terra em 9 de outubro de 2013. Nessa passagem, a nave estava a uma velocidade de aproximadamente 8.800 milhas por hora (cerca de 7,3 quilômetros por segundo), o que a colocou em rota para chegar a Júpiter em 4 de julho de 2016. Os cientistas testaram uma das câmeras da Juno, “otimizada para rastrear estrelas de brilho fraco” e capturaram essa incrível visão da Terra e da Lua em sua eterna dança.

John Jørgensen, da Universidade Técnica da Dinamarca, o projetista da nave que investiga estrelas, diz: “Tudo o que os seres humanos são e tudo o que eles fazem está representado nessa imagem.”

Concordo. Ela vai fazer com que você se sinta insignificante, mas você deveria se sentir incrivelmente sortudo por um dia ter se materializado no nosso pequeno planeta.