Cerca de 3.200 detentos foram soltos em Washington por causa de um bug de software

Um bug em um sistema de crédito de bom comportamento reduziu a pena de milhares de detentos de Washington, nos Estados Unidos.
Prisão

Cerca de 3.200 prisioneiros em Washington foram soltos antes da hora em função de uma falha de software que errou o calculo de créditos de bom comportamento.

A CNN diz que o bug foi inserido no sistema em 2012, quando uma atualização com novas regras da Justiça relacionadas a bom comportamento foi instalada. Aparentemente, 3% de todos os presos soltos receberam mais créditos de bom comportamento do que deveriam.

Dos presos soltos antes da hora, o tempo médio extra de liberdade que tiveram foi de 49 dias. Apesar disso, a BBC disse que conseguiu falar com um prisioneiro que teve 600 dias de sua sentença cortada.

Aparentemente, a falha foi notada pela primeira vez em 2012. Mas, por razões que ainda estão sendo investigadas, a solução para o problema foi protelada. Em um comunicado, Jay Inslee, governador de Washington, disse:

Estes foram erros graves e com implicações serias. Quando soube disso, ordenei ao Departamento de Correções que consertasse o bug o mais rápido possível… tenho uma série de questões sobre como e por que isso aconteceu. E eu entendo que a população tenha as mesmas perguntas. Espero que uma investigação externa traga a transparência e a responsabilidade que precisamos para assegurar que essa falha seja resolvida.

Uma solução para o problema deve ser implantada em 7 de janeiro.

A notícia não é nada boa para esses prisioneiros que foram soltos prematuramente. As autoridades disseram que eles deverão cumprir o resto de suas sentenças. A parte boa é que eles receberão créditos de bom comportamento pelos dias que passaram fora da prisão sem causar problemas.

[CNN, BBC]

Imagem do topo por Thomas Hawk.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas