A legislação anti-pirataria na França é provavelmente a mais rigorosa do mundo – pessoas que baixam conteúdo protegido por direitos autorais podem ser desconectadas dos provedores depois de serem notificadas. A HADOPI, agência francesa responsável por essa fiscalização, encomendou uma pesquisa no intuito de provar que os pirateiros causam enorme prejuízo à indústria. Mas o que eles descobriram não batia exatamente com essa teoria.

A pesquisa dividiu as pessoas que responderam o questionário pela quantidade de dinheiro gasto mensalmente online com a compra de conteúdo de mídia, como música, jogos, filmes e séries. A “surpresa”: a maioria dos respondentes que gastam mais de 20 Euros por mês diz usar a internet de maneira sabidamente ilícita – baixando coisa ilegal. O mais interessante é que enorme maioria dos maiores gastadores (cerca de 7% que afirmam gastar mais de 100 Euros mensalmente com mídia digital) é formada por quem baixa conteúdo ilegal. A conclusão de Joe Karaganis, do Conselho de Pesquisas em Ciências Sociais (SSRC), não é nada favorável à perseguição de quem baixa tudo pela internet:

Se a pirataria é uma ferramenta de descoberta e avaliação para os grandes gastadores, então combater a pirataria pode reduzir a venda de mídia legal.

Outros estudos feitos em países desenvolvidos – onde a pirataria resume-se praticamente ao download, e não a barraquinhas de DVDs – têm conclusões parecidas. A importância deste é que foi feito justamente por um órgão bastante severo, que gostaria de chegar a outro resultado. Por pura observação e sem me basear em pesquisa alguma, eu tenho impressão que aqui no Brasil a coisa é mais ou menos parecida em alguns segmentos: as pessoas que baixam compulsivamente séries de TV são justamente as que normalmente compram os boxes de temporadas algum tempo depois. Quem baixa muita música pode não comprar muito CD, mas possivelmente gasta muito mais que a média em shows. A mesma coisa não pode ser aplicada exatamente – acho – para jogos. Quem compra jogo pirata compra praticamente jogo pirata apenas, mas isso pode ser apenas que eu observei o comportamento “errado”. O que vocês acham? [Boing Boing]